Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam simulado de evacuação no frigorífico Levo Alimentos

Ações têm o objetivo de cumprir o Plano de Contingência na capacitação de trabalhadores para situações de emergências

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam simulado de evacuação no frigorífico Levo Alimentos
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de agosto de 2024 às 20h34 - Modificado em 27 de agosto de 2024 às 20h35
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec) e o Corpo de Bombeiros realizaram duas ações de Exercício Simulado de Incêndio e Evacuação em Área de Risco no abatedouro de aves Levo Alimentos, um dos maiores frigoríficos do Brasil com sede em Umuarama.

Mais de 900 trabalhadores participaram da atividade coordenada pelo setor de segurança da empresa e que teve como objetivo principal capacitar as equipes na execução de ações de emergência e validar o Plano de Contingência da Defesa Civil.

O coordenador do Comdec, Joelson Simão Barbosa, sargento aposentado do Corpo de Bombeiros, conta que, entre outros motivos, o simulado foi realizado pelo fato de a Levo Alimentos estar dentro da área do Plano de Contingência da Defesa Civil por utilizar amônia em seu processo de refrigeração industrial.

“O amoníaco, devido a liberação de amônia, pode ser sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e trato respiratório. Dependendo do tempo e nível de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações a severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina”, destaca Barbosa.

Ele explica que além da questão dos cuidados com a utilização de amônia, conforme a Nota Técnica nº 03/2004, o trabalho realizado na Levo também teve como foco a avaliação do plano de evacuação para o atendimento de situações de emergência na empresa.

“Fizemos exercícios em dois turnos de trabalho, envolvendo cerca de 900 trabalhadores, sendo o primeiro às 10h e o segundo às 17h. Tivemos a oportunidade de analisar, em tempo real, os mecanismos de coordenação estabelecidos pela gerência da avícola, por meio de setores como o de Recursos Humanos e a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O resultado foi considerado excelente: em quatro minutos a empresa já havia sido evacuada, tudo dentro dos padrões de segurança”, detalha.

O trabalho do Comdec e do Corpo de Bombeiros foi justamente validar as ações do Plano de Contingência, que é a primeira etapa de gerenciamento de crise e é realizado ainda em situação de normalidade.

O coordenador da Defesa Civil acrescenta que se trata de um planejamento preventivo, cujo objetivo é minimizar os impactos de uma adversidade inesperada, como um incêndio, por exemplo. O Comdec, além de ser interligado 6° Subgrupamento Independente de Corpo de Bombeiros, é vinculado à Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), observa Barbosa.

“Empresas e instituições que precisarem de mais informações a respeito do Plano de Contingência, basta procurar a Defesa Civil de Umuarama, que funciona na sede da Sestram (Av. Padre José Germano Neto Junior n° 3502), com telefone (44) 3906-1018”, indica.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.