Umuarama

Técnica da Secretaria de Educação de Umuarama participará de evento nacional do Saeb

A professora Patrícia Stevanato Abucarma, técnica da Secretaria de Educação de Umuarama, foi selecionada para participar de uma importante oficina nacional conforme a carta 60/2024 da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento, de 9 a 11 de setembro de 2024, será realizado na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília.

Atualmente coordenadora da equipe pedagógica da secretaria, Patrícia foi indicada pela secretária municipal de Educação, Mauriza Menegasso, por meio da diretoria da Undime Paraná. A oficina é fruto de uma parceria entre o Inep e a Undime com o objetivo estabelecer padrões de desempenho associados às escalas de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“Este esforço é crucial para a operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de contribuir para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e outras políticas públicas educacionais de grande relevância”, explica Mauriza Menegasso.

A metodologia da oficina prevê a análise de um conjunto de itens por professores experientes que atuam nas etapas e áreas de interesse. Para garantir uma equipe diversificada regionalmente, cada seccional da Undime foi solicitada a indicar um professor por área de conhecimento.

Os indicados devem atender aos seguintes requisitos: possuir cinco anos ou mais de experiência docente no ensino fundamental, estar atualmente lotado na docência na área/etapa de interesse e ter formação adequada para exercer a docência na área/etapa de interesse, preferencialmente em Letras ou Matemática.

As áreas de conhecimento e os períodos de trabalho em Brasília são os seguintes: 2º ano do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa e Matemática (9 a 11 de setembro); 5º ano do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa (26 a 30 de agosto), Matemática (2 a 6 de setembro), Ciências da Natureza e Ciências Humanas (22 a 24 de agosto).

Os professores participantes, inicialmente indicados pelas seccionais, foram selecionados conforme as necessidades do Inep, com a formação de um banco de reserva para eventuais desistências. Todas as despesas serão custeadas pelo Inep.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

17 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais