Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Fórum vai discutir questões a respeito da proteção e do bem-estar animal em Umuarama

Evento promovido pelo Conselho Municipal terá a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Saau, IAT, Polícia Ambiental, UEM e Unipar

Foto: Arquivo OBemdito
Foto: Arquivo OBemdito
Fórum vai discutir questões a respeito da proteção e do bem-estar animal em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de agosto de 2024 às 07h08 - Modificado em 23 de agosto de 2024 às 16h03
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, prepara para as 13h30 do dia 14 de outubro, no auditório Haruyo Setogutte, a primeira edição do Fórum do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal, aberto à população e com entrada gratuita. Uma série de palestras, exposições e discussões já foram confirmadas e as inscrições serão feitas pela internet.

Segundo a médica-veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva, presidente do CMPBEA e responsável pela Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama), o objetivo principal do evento é envolver a população umuaramense – principalmente aquelas envolvidas e preocupados com as questões que envolvem o bem-estar dos animais – nas políticas públicas voltadas à causa.

“Abordaremos temas diversos e fundamentais a respeito dos animais, contando com apoio e participações de vários especialistas”, relata. Regiane vai apresentar o painel ‘Ações de Controle Populacional de Cães e Gatos, Resgates de Animais em Situação de Maus-Tratos e Bem-Estar Animal’.

A fiscal sanitária Claudeni Conceição de Oliveira Santos Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária, vai abordar a palestra ‘Denúncia de Animais em Situação de Insalubridade’. “A ideia é também apresentar aos participantes todos os serviços voltados à causa animal e oferecidos pelo município, como castração gratuita, campanha permanente de adoção de cães e gatos, fiscalização de maus-tratos a animais, entre outros, e como funciona cada um deles”, detalha.

Já o médico-veterinário José Guilherme de Oliveira Junior, diretor municipal de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, apresenta a palestra ‘Como Denunciar a Prática de Maus-Tratos aos Animais no Município de Umuarama’, abordando as ações da Secretaria de Meio Ambiente no combate aos maus-tratos, além de apresentar pontos das leis 4.754/2024, que estabelece políticas de proteção, comercialização e circulação de animais, e fixa sanções em caso de maus-tratos, e 4.765/2024, que dispõe sobre a proibição de manter animais acorrentados”, conta.

Outras participações já confirmadas são do professor Antonio Campanha Martinez, médico-veterinário da UEM (Universidade Estadual de Maringá), que vai abordar o tema ‘Bem-Estar em Animais de Produtos’, do sargento Hugo Freitas, da Polícia Ambiental, que vai falar sobre ‘Ações Sob as Ocorrências de Preservação da Fauna no Município’, e a advogada Lilian Elias Fernandes, representante da OAB Subseção Umuarama, que vai falar sobre a legislação municipal aplicada aos direitos dos animais.

O evento segue com a médica-veterinária e professora da Unipar (Universidade Paranaense), Ana Maria Quessada, abordando o tema ‘Bem-Estar em Cães e Gatos’, e finalmente o agente fiscal do IAT (Instituto Água e Terra), Vilson Simplício dos Santos, que vai apresentar as ações executadas pelo IAT no pós-resgate de animais silvestres.

“Em seguida o espaço será aberto para que o público faça questionamentos, tire dúvidas, dê sugestões e apresente ideias. Vamos colocar um banner no site da prefeitura para quem quiser fazer as inscrições”, pontua Waltinho Sucupira, secretário municipal de Meio Ambiente.

SERVIÇO – 1° Fórum do Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal de Umuarama – Data: 14/10/2024 (segunda-feira) – Horário: 13h30 – Local: Anfiteatro Haruyo Setogutte (Paço Municipal) – Informações: (44) 98455-2155 ou cmpbea@umuarama.pr.gov.br.

Clique aqui para fazer a inscrição no Fórum.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.