Umuarama

Inmet emite três alertas para Umuarama e região: onda de calor, baixa umidade e vendaval

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas nesta quinta-feira (22), sendo um alerta vermelho, de grande perigo, para uma onda de calor, e dois alertas amarelos, um para vendaval e outro para baixa umidade relativa do ar, que podem afetar diversas áreas do Paraná, incluindo Umuarama e região.

O alerta vermelho do Inmet é acionado quando a temperatura fica 5ºC acima da média esperada, por um período prolongado. Este alerta entrou em vigor às 18h desta quarta-feira (21) e permanece até as 23h59 de hoje. Diante desse cenário, as recomendações incluem beber bastante de água, evitar longas exposições ao sol e utilizar protetor solar, mesmo em ambientes fechados.

Áreas do Paraná que podem ser atingidas pelo alerta vermelho do Inmet.

O alerta amarelo para vendaval, considerado de perigo potencial, é válido das 12h às 15h desta quinta-feira. Os ventos devem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com risco moderado de queda de galhos de árvores. As orientações incluem evitar abrigo sob árvores durante as rajadas, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Áreas do Paraná podem ser atingidas pelo alerta amarelo de vendaval. Imagem: Inmet

Já o alerta amarelo para baixa umidade indica que a umidade do ar deve oscilar entre 30% e 20% no período das 11h às 21h de hoje. Embora o risco de incêndios florestais seja reduzido, a atenção ainda é recomendada. As instruções para este caso incluem manter a hidratação, evitar atividades físicas intensas nas horas mais secas e a exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.

Áreas do Paraná que podem ser atingidas pelo alerta amarelo de baixa umidade. Imagem: Inmet

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais de umidade relativa para o bem-estar humano variam entre 40% e 70%. Em caso de necessidade, a população pode obter informações adicionais com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

16 minutos ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

48 minutos ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

57 minutos ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

1 hora ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

2 horas ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais