Inmet emite três alertas para Umuarama e região: onda de calor, baixa umidade e vendaval
Um alerta vermelho indica que a temperatura deve ficar mais de 5ºC acima da média
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas nesta quinta-feira (22), sendo um alerta vermelho, de grande perigo, para uma onda de calor, e dois alertas amarelos, um para vendaval e outro para baixa umidade relativa do ar, que podem afetar diversas áreas do Paraná, incluindo Umuarama e região.
O alerta vermelho do Inmet é acionado quando a temperatura fica 5ºC acima da média esperada, por um período prolongado. Este alerta entrou em vigor às 18h desta quarta-feira (21) e permanece até as 23h59 de hoje. Diante desse cenário, as recomendações incluem beber bastante de água, evitar longas exposições ao sol e utilizar protetor solar, mesmo em ambientes fechados.
O alerta amarelo para vendaval, considerado de perigo potencial, é válido das 12h às 15h desta quinta-feira. Os ventos devem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com risco moderado de queda de galhos de árvores. As orientações incluem evitar abrigo sob árvores durante as rajadas, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Já o alerta amarelo para baixa umidade indica que a umidade do ar deve oscilar entre 30% e 20% no período das 11h às 21h de hoje. Embora o risco de incêndios florestais seja reduzido, a atenção ainda é recomendada. As instruções para este caso incluem manter a hidratação, evitar atividades físicas intensas nas horas mais secas e a exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais de umidade relativa para o bem-estar humano variam entre 40% e 70%. Em caso de necessidade, a população pode obter informações adicionais com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.