Diretores escolares são capacitados sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O evento contou com a participação de cerca de 60 diretores e membros da coordenação das escolas
A Secretaria Municipal de Educação promoveu recentemente um encontro de formação administrativa e pedagógica voltado à implementação e monitoramento do Programa CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O evento, direcionado aos gestores das 23 unidades educacionais do município que oferecem o ensino fundamental para os anos iniciais, contou com a participação de cerca de 60 diretores e membros da coordenação das escolas.
A formação durou um dia todo, em uma sala oferecida pela Universidade Paranaense (Unipar), no campus 3. A abertura foi feita pela secretária de Educação de Umuarama, Mauriza de Lima Menegasso, que ressaltou a importância desses momentos de estudo e reflexão, fundamentais para reforçar o compromisso de todos com a educação e com o desenvolvimento dos estudantes.
O CNCA tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens nas crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos, afetadas pela pandemia. Durante a formação, os participantes discutiram temas como as habilidades essenciais de um líder educacional, as ações que caracterizam um diretor de sucesso, a gestão de resultados e a gestão do tempo.
As escolas foram incentivadas a atuar de forma alinhada, buscando a melhoria contínua do trabalho realizado nas instituições. A coordenadora geral, Elisângela Alves dos Reis, e a coordenadora da equipe pedagógica e articuladora municipal do Programa CNCA, Patrícia de Araújo Abucarma, conduziram a oficina em parceria com as coordenadoras educacionais Gisele Gasparetto e Crislaine Pizzi.
“O objetivo principal foi capacitar diretores e coordenadores pedagógicos para orientar e acompanhar os professores no planejamento e aplicação de metodologias diversificadas voltadas à leitura, escrita, raciocínio lógico e matemática”, explicou Patrícia.
Além disso, foi enfatizada a importância de acompanhar e orientar a aplicação das avaliações periódicas para monitorar a aprendizagem dos estudantes e os gestores discutiram sobre esse papel na gestão escolar a partir de oito estudos de caso.
“Essa formação visa oferecer suporte à direção e coordenação pedagógica das escolas na implementação de práticas eficazes e na resolução de desafios específicos, uma iniciativa que busca, ao longo do tempo, impactar direta e indiretamente os mais de 10.612 estudantes da Rede Municipal de Educação de Umuarama”, completou a secretária da Educação, Mauriza Menegasso.
(Reportagem: Assessoria PMU)