Inmet emite alerta vermelho para onda de calor em Umuarama e região
O instituto também emitiu um alerta laranja para baixa umidade em Umuarama e municípios próximos
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta quarta-feira (21), um alerta vermelho, ou seja, com alto grau de perigo, para uma onda de calor que atingirá a maior parte do território paranaense, incluindo Umuarama e região. O aviso tem validade a partir das 18h de hoje e seguirá até as 12h de sexta-feira (23).
O alerta vermelho do instituto ocorre quando há uma temperatura 5º C acima da média esperada por um longo período. Como resultado, as recomendações são de que a população se mantenha muito hidratada, evite longas exposições ao sol, utilize protetor solar (inclusive em locais fechados) e, em casos extremos, contate a Defesa Civil através do número de emergência 199.
Além desse alerta, há também um alerta laranja, com grau moderado de perigo, para baixa umidade na região. Ademais, há risco de incêndios florestais e perigos à saúde, que incluem ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta foi emitido por volta das 12h e seguirá vigente até as 17h desta quarta-feira.
Simepar
O calor segue intenso em Umuarama nesta quarta-feira. Com máxima de 34°C – que se mantém presente durante grande parte da tarde – a sensação térmica na cidade já atingiu 34.5°C. A mínima do dia foi de 16.1°C, com sensação térmica de 16°C, ocorrido às 4h da madrugada. As informações são do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná)
Na quinta-feira (22), o Simepar prevê um leve aumento na máxima, que deve atingir 36°C. Já a mínima deve ser de 22°C, sem chuva. Na sexta (23) o calor recua levemente e os termômetros devem se manter entre 17°C e 24°C. Há previsão de chuva para o dia.
No Paraná
“Com poucas nuvens no estado, a faixa litorânea do Paraná ainda mantém algumas nuvemns, e temperaturas com elevação mais lenta. Entre as faixas oeste e norte, temos temperaturas mais elevadas, com alguns municípios próximo dos 35 ºC. No mapa ao lado, valores da última hora. Algumas rajadas de vento, de intensidade moderada a forte, também são registradas, nestas áreas mais aquecidas do estado.”, explica o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar.
(Com informações Inmet e Simepar)