Umuarama

Vacinação gratuita contra raiva para cães e gatos tem alto índice de desistência em Umuarama

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal investiu para realizar em Umuarama um importante projeto de saúde pública: a vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. Exatamente 270 doses foram disponibilizadas para famílias em vulnerabilidade registradas no CadÚnico e todas as vagas foram rapidamente preenchidas. Porém, deste total, apenas 53 tutores compareceram à ação, realizada na terça-feira (13).

O secretário Waltinho Sucupira lamentou a baixa adesão (19,6%) à iniciativa promovida pela Secretaria de Meio Ambiente. “Caso um tutor queira aplicar a vacina antirrábica em seu pet, pagará cerca de R$ 50 em clínicas ou mercados locais. E disponibilizamos tudo de graça, medicamento, profissionais e estrutura para a realização da imunização e menos de 20% dos inscritos comparecer é algo que realmente nos afligiu bastante”, declarou.

O veterinário José Guilherme de Oliveira Júnior, diretor de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal também lamentou o alto índice de desistência, destacando que os tutores deveriam se preocupar – e muito – com a questão da proteção de seus animaizinhos.

“A vacina antirrábica é necessária para manter seu animal de estimação protegido contra essa doença, que tem índice de mortalidade de praticamente 100%, e a proteção se estende também ao tutor e seus familiares, porque a raiva é transmissível ao ser humano. Infelizmente creio que as famílias que se inscreveram perderam uma grande oportunidade”, registra.

Fora do Castrapet

A diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, faz questão de esclarecer que a ação de imunização contra a raiva faz parte de um projeto maior. “A data ainda não foi definida, mas uma nova fase do CastraPet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos), realizado pelo Governo do Estado, volta a Umuarama. E todas as pessoas que se inscreveram para vacinar seus pets contra a raiva e desistiram ou simplesmente poderão ser vedados de participar do CastraPet”, comenta.

Educação Ambiental

A Escola Municipal Souza Naves será palco de uma outra fase do projeto de Proteção e Bem-Estar Animal: na próxima terça-feira (20) uma ação vai distribuir cartilhas produzidas especialmente para orientar as crianças quanto aos cuidados e a adoção de cães e gatos.

(Informações: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Criança fica presa dentro de carro por cerca de 30 minutos em Umuarama

Uma criança de 1 ano e 4 meses ficou presa dentro de um carro por…

20 minutos ago

Previsão do tempo aponta semana sem chuva e aumento na temperatura em Umuarama

A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…

35 minutos ago

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde do domingo (18) após agredir a…

51 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

1 hora ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

1 hora ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais