Pesagem de recicláveis e feira de alimentos do Lixo Que Vale não será interrompida na sexta-feira
Apesar do recesso decretado pela Prefeitura, programa será realizado normalmente no bairro Parque Industrial
Um dos programas de maior sucesso da Prefeitura de Umuarama, o Lixo que Vale segue atendendo a 200 famílias que trocam materiais recicláveis por ‘moeda verde’, que pode ser utilizada na compra de alimentos diversos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunica que a atividade será realizada normalmente na próxima sexta-feira (16) no bairro Parque Industrial, já que a data é ponto facultativo devido ao feriado municipal do dia anterior, 15 de agosto.
O secretário Waltinho Sucupira relata que o projeto vai rodar normalmente. “Vamos estacionar o ‘ônibus-supermercado’ em local já de conhecimento dos moradores e a equipe da Cooperuma (Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama) vai passar nas ruas principais do bairro para fazer a pesagem dos materiais facilitar a vida dos participantes. Apesar de o Decreto 227/2024 declarar ponto facultativo para os órgãos públicos municipais, nossas equipes vão atender normalmente”, indica.
Criado em 2010, o Lixo que Vale projeto atende os bairros Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Industrial, Jardim Viveiros, Arco-Íris e Alto da Glória. Os moradores participantes “podem comprar, com a moeda verde, hortaliças, legumes, vegetais diversos, pães e, conforme a sazonalidade ou disponibilidade, até ovos, bolachas, geleias e mel, entre outros itens adquiridos de pequenos produtores da agricultura familiar, também cadastrados em outros programas da Prefeitura”, detalha Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.
(Reportagem: Assessoria PMU)