Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Professores da UFPR Palotina, da UTFPR e da Unioeste estão entre vítimas de queda de avião

Acidente também vitimou ex-alunos, familiares e médicos que atuavam no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, mantido pela Unioeste

A médica veterinária e professora da UFPR Palotina, Silvia Cristina Osaki Foto: Redes sociais
A médica veterinária e professora da UFPR Palotina, Silvia Cristina Osaki Foto: Redes sociais
Professores da UFPR Palotina, da UTFPR e da Unioeste estão entre vítimas de queda de avião
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 9 de agosto de 2024 às 22h58 - Modificado em 10 de agosto de 2024 às 09h34
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A queda do avião da empresa VoePass resultou em um saldo trágico de 61 mortes – 57 passageiros e 4 tripulantes. Entre as vítimas estão pelo menos 8 médicos e 8 servidores do Estado do Paraná. Além disso, professores da UFPR Palotina, da UTFPR e da Unioeste perderam a vida.

O acidente aéreo aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (9). A aeronave saiu da cidade de Cascavel e seguia para Guarulhos/SP, porém, por causas ainda desconhecidas, acabou caindo em Vinhedo, interior paulista. O governador Ratinho Junior decretou luto oficial por três dias.

PROFESSORA DA UFPR PALOTINA

A médica veterinária e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Palotina, Silvia Cristina Osaki é mais uma das vítimas do acidente aéreo. A UFPR e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) divulgaram notas de pesar lamentando o falecimento da profissional. Confira abaixo a nota do Conselho:

“É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) comunica o falecimento da médica-veterinária Silvia Cristina Osaki. A Dra. Silvia estava a bordo do avião que, na última sexta-feira (9), caiu em Vinhedo, São Paulo. A aeronave havia partido do Aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos.

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1996, Dra. Silvia desempenhou um papel significativo em nossa comunidade profissional. Atuou como conselheira do CRMV-PR durante os períodos de 2017-2020 e 2020-2023 e integrou a Comissão Estadual de Saúde Única nas mesmas gestões. Além disso, ela contribuiu de maneira substancial para o campo da Medicina Veterinária.

O CRMV-PR expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas da Dra. Silvia, solidarizando-se com todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e trabalhar ao seu lado”.

Abaixo a nota de pesar divulgada pela UFPR:

“É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná comunica o falecimento da professora Silvia Cristina Osaki. Silvia estava a bordo do avião que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, nesta sexta-feira (9). A aeronave partiu do Aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, em direção ao Aeroporto de Guarulhos.

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1996, Silvia fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009. Atualmente, ministrava as disciplinas de Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no setor Palotina. Ela também atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal no setor e coordenadora do curso de Medicina Veterinária.

Na Prefeitura de Palotina, Silvia Cristina Osaki foi membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Sala da Situação da Dengue e do Conselho Municipal de Turismo. Enlutada, a comunidade da UFPR presta solidariedade aos familiares e amigos da professora Silvia”.

PROFESSORES, MÉDICOS DO HUOP E EX-ALUNOS DA UNIOESTE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comunicou o falecimento de oito pessoas diretamente ligadas à instituição, entre professores, ex-alunos e médicos que trabalhavam no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), que é conduzido pela Unioeste. Confira a nota na íntegra:

“É com profundo pesar que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comunica o falecimento dos professores Dr. Edilson Hobold do curso de Educação Física, campus Marechal Cândido Rondon, do professor Deonir Secco do curso de Engenharia Agrícola, campus de Cascavel, professora Raquel Ribeiro Moreira do Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus de Cascavel, do professor aposentado José Roberto Leonel Ferreira do Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, em Cascavel, da médica da UTI Pediátrica do HUOP e egressa do curso de Medicina da Unioeste, Sarah Sella Langer e Mariana Comiran Belim, também egressa do curso de Medicina, do campus de Cascavel e médica intensivista da UTI Adulta do HUOP. E das ex-alunas, Ana Caroline Redivo do curso de Administração, campus de Cascavel e Hadassa Maria da Silva, do curso de Ciência Contábeis do Campus de Cascavel”.

Snapinsta.app 454718469 824314473014854 3855623199891429403 N 1080

PROFESSORES, FAMILIARES E EX-ALUNA DA UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também divulgou nota de pesar pelo falecimento de professores, familiares e uma aluna egressa da instituição. A nota segue abaixo:

“Nota de Pesar UTFPR: voo Voepass 2283

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) confirma, com enorme consternação e pesar, o falecimento de duas servidoras do seu quadro docente e de seus esposos, na tragédia com o voo Voepass 2283, ocorrida nesta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP). Também foram vitimados os familiares de outros três professores e uma aluna egressa da instituição.

Faleceram no acidente: Raquel Ribeiro Moreira, professora da área de Letras, e seu esposo Adriano Daluca Bueno; Gracinda Marina Castelo da Silva, professora da área de Engenharia Química, e seu esposo Nélvio José Hubner; Deonir Secco, esposo da professora Araceli Ciotti de Marins; Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e José Cloves de Arruda, pais da professora Priscila Vaz de Arruda; Simone Mirian Rizental, tia do professor Fabio Rizental Coutinho; e Hadassa Maria da Silva, egressa do curso técnico em Mecânica do Campus Cornélio Procópio.

Neste momento de dor, a UTFPR se solidariza com os familiares e amigos das professoras Raquel e Gracinda, da egressa Hadassa e com os professores Araceli, Priscila e Fabio por suas perdas. Também demonstra seu apoio a toda a comunidade acadêmica do Campus Toledo, onde as servidoras falecidas desempenhavam suas atividades.

Em razão da tragédia, a Reitoria da UTFPR decretou luto de três dias para toda a instituição em respeito à memória das vítimas, aos familiares, amigos e comunidade acadêmica”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.