Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama confirma os 4 primeiros casos de dengue do novo ano epidemiológico

O período epidemiológico encerrado no último dia 27 terminou com 8.755 casos de dengue confirmados, além de 11 em investigação

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama confirma os 4 primeiros casos de dengue do novo ano epidemiológico
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de agosto de 2024 às 16h57 - Modificado em 10 de agosto de 2024 às 17h11
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Os primeiros casos de dengue do novo período epidemiológico, iniciado no dia 28 de julho último, foram anunciados na sexta-feira (9), pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

Quatro pessoas tiveram resultado positivo nos exames, nas duas últimas semanas, e outras seis seguem com suspeita de contaminação pelo vírus, em investigação. Outras 34 suspeitas foram descartadas, do total de 44 notificações registradas desde o último dia 28.

O novo ciclo de monitoramento e controle da dengue é identificado como ‘Ano Epidemiológico 2024/2025’. Os dados são extraídos de forma on-line do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Dois dos casos foram registrados na zona rural de Umuarama, um na região da UBS Jardim Cruzeiro e outro na UBS Jabuticabeiras. Os pacientes se recuperam da doença.

O período epidemiológico encerrado no último dia 27 terminou com 8.755 casos de dengue confirmados em Umuarama, além de 11 em investigação. Durante os 12 meses foram registradas 17.169 notificações, das quais 8.403 foram descartadas. Dentre os positivos, seis pacientes tiveram dengue com sinais de alarme (DSA), dois tiveram dengue grave (DG) e cinco pessoas morreram em decorrência dos sintomas da doença.

A região da cidade que teve o maior número de casos foi o Conjunto Guarani, Praça Anchieta e bairros próximos, com 1.029 positivos. Também tiveram grande volume de casos o Jardim Panorama (768), Posto de Saúde Central (705), Jardim Cruzeiro (686), Centro de Saúde Escola (660) e Parque Vitória Régia (637). Houve casos confirmados em todas as regiões da cidade, nos distritos e na zona rural – exceção apenas ao patrimônio de Vila Nova Jerusalém, que não teve registros da doença.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.