Foto: Assessoria PMU
Retornando da viagem de trabalho a Curitiba, o prefeito Celso Pozzobom visitou na última quarta-feira (7) a Agroleite, um dos principais eventos do setor leiteiro do país, realizado na cidade de Castro, nos Campos Gerais, acompanhado do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara dos Deputados, Pedro Lupion (PP).
Na visita, o prefeito conheceu um pouco mais sobre a tecnologia empregada no desenvolvimento da produção leiteira, que coloca a cidade de Castro como dona da maior bacia leiteira do país, com mais de 400 milhões de litros de leite produzidos anualmente.
“Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Neto Fadel e pelo presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, e sua equipe. Aproveitamos o encontro para tratar de vários assuntos do setor, mesmo porque Umuarama concentra um dos maiores rebanhos bovinos do Estado, e além da carne se destaca também com grande produtor de leite”, afirmou Pozzobom.
A produção de Castro é fundamental para que o Paraná seja o segundo maior produtor do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Em 2023, foram 4,5 bilhões de litros produzidos no Estado, o que representa 15% de toda a produção nacional.
Nesta quinta-feira (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um memorando de entendimento com a Cooperativa Castrolanda para a criação do Parque Tecnológico Agroleite. A ideia é que o espaço integre universidades, centros de pesquisa, empresas e startups para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia produtiva do leite. A assinatura aconteceu durante a visita do governador à Agroleite, onde ele também oficializou a entrega de 17 tratores para as escolas agrícolas estaduais.
Com o parque, a região se consolida como um dos principais polos no desenvolvimento de inovações e tecnologias para o setor produtivo do leite e derivados. “Castro tem o que há mais moderno e avançado em tecnologia e inovação desta cadeia produtiva. O Paraná tem apenas 2,3% do território nacional e, mesmo assim, tem a segunda maior bacia leiteira do Brasil”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais