Uma das oito turmas da escolinha com o professor Alan: dedicação extrema para formar bons atletas e bons cidadãos - Fotos: Divulgação
Com o slogan ‘transformando vidas por meio do esporte’, Douradina investe, desde 2021, num projeto social que une vários objetivos: uma escolinha de futsal, que nasceu de uma iniciativa pública-privada entre Prefeitura, Gazin e Associação de Futsal de Umuarama. São mais de 300 crianças e adolescentes contemplados, de 7 a 17 anos, nas modalidades feminino e masculino.
Esse projeto incentiva a prática desportiva buscando transmitir conceitos e valores de cidadania. “Mas não basta ser bom de bola, tem que ser bom de nota, também”, enfatiza o treinador, professor de educação física Alan Bruno Maciel, que acompanha o desempenho dos participantes no ambiente escolar.
“A cada três meses eu me reúno com as equipes pedagógicas para avaliar notas, frequência e comportamento do aluno que participa da escolinha; se ele não corresponde às normas da escola em que estuda, ele perde a vaga no projeto”, afirma. “Assim, incentivamos a prática do esporte em sintonia com os estudos”, pontua.
E acrescenta: “Esse projeto promove interação social, fortalecendo a amizade e ainda ‘tira’ essas crianças e jovens do celular, do videogame – como sabemos, o uso excessivo destes aparelhos faz mal à saúde; portando, ocupados com o futebol, explorando suas habilidades, todos ganham desenvolvimento físico e emocional”.
O prefeito Oberdam José de Oliveira se empolga quando fala do projeto: “Investimos não só para formar atletas; nossa missão maior é formar cidadãos de bem; desde que assumi a prefeitura havia a expectativa de um projeto dessa importância para beneficiar nossas crianças, então essa parceria veio a calhar e só dá resultados positivos”.
Entre os principais estão diminuição da evasão escolar e melhorias nos estudos, na disciplina e na saúde dos que participam. “É um projeto bacana que colocamos à disposição das famílias; pais e mães podem trabalhar com tranquilidade sabendo que seus filhos estão no ginásio de esportes, bem cuidados, quando não estão no colégio”, salienta o chefe do executivo.
“Eu amo esporte! Então, coloco muita fé neste trabalho, que acompanho pessoalmente… Essa moçada disputa campeonatos por aí afora e conquistam não só títulos, mas também muitos elogios, pela competência, postura e respeito. O projeto é um dos grandes orgulhos de Douradina”, arremata Oberdam.
Os treinos da escolinha de futsal Douradina/Gazin/Afsu, das oito equipes formadas, movimentam o ginásio de esportes municipal Wilson Larussa Gil, o Cricrizão. Toda manhã e tarde tem treino, otimizando o uso desse espaço, projetado e construído justamente para beneficiar a população.
É o que ressalta o diretor de Esportes, Claudiney Bússola, que também fala do projeto com a voz marcada de emoção: “Essa escolinha vem dando muito certo! É um projeto admirado, porque, acima de tudo, tem por meta formar grandes homens, com responsabilidade… Nós douradinenses estamos felizes em plantar aqui essa semente”.
Segundo ele, a implantação do projeto foi pensada com carinho pelo prefeito, por ele e por todos os parceiros: “Só temos que agradecer o apoio incondicional da prefeitura, do grupo Gazin, do Nil [Edivanilson Romeiro, presidente da AFSU], do professo Alan, por não medirem esforços para alavancar, cada vez mais, essa potente ferramenta de transformação social que temos aqui em Douradina”.
5º lugar no Paranaense de Futsal Sub 15
3 vezes campeã Copa Tiradentes, em Cidade Gaúcha
2 vezes vice-campeã Copa Tiradentes, em Cidade Gaúcha
Campeão Regional de Futsal, em Ivaté
Campeão Regional de Futsal, em Maria Helena
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais