Escolinha de futsal de Douradina segue a meta de formar atletas e bons cidadãos
Mais de 300 crianças e adolescentes são contemplados; treinos acontecem no contraturno escolar
Com o slogan ‘transformando vidas por meio do esporte’, Douradina investe, desde 2021, num projeto social que une vários objetivos: uma escolinha de futsal, que nasceu de uma iniciativa pública-privada entre Prefeitura, Gazin e Associação de Futsal de Umuarama. São mais de 300 crianças e adolescentes contemplados, de 7 a 17 anos, nas modalidades feminino e masculino.
Esse projeto incentiva a prática desportiva buscando transmitir conceitos e valores de cidadania. “Mas não basta ser bom de bola, tem que ser bom de nota, também”, enfatiza o treinador, professor de educação física Alan Bruno Maciel, que acompanha o desempenho dos participantes no ambiente escolar.
“A cada três meses eu me reúno com as equipes pedagógicas para avaliar notas, frequência e comportamento do aluno que participa da escolinha; se ele não corresponde às normas da escola em que estuda, ele perde a vaga no projeto”, afirma. “Assim, incentivamos a prática do esporte em sintonia com os estudos”, pontua.
E acrescenta: “Esse projeto promove interação social, fortalecendo a amizade e ainda ‘tira’ essas crianças e jovens do celular, do videogame – como sabemos, o uso excessivo destes aparelhos faz mal à saúde; portando, ocupados com o futebol, explorando suas habilidades, todos ganham desenvolvimento físico e emocional”.
O prefeito Oberdam José de Oliveira se empolga quando fala do projeto: “Investimos não só para formar atletas; nossa missão maior é formar cidadãos de bem; desde que assumi a prefeitura havia a expectativa de um projeto dessa importância para beneficiar nossas crianças, então essa parceria veio a calhar e só dá resultados positivos”.
Entre os principais estão diminuição da evasão escolar e melhorias nos estudos, na disciplina e na saúde dos que participam. “É um projeto bacana que colocamos à disposição das famílias; pais e mães podem trabalhar com tranquilidade sabendo que seus filhos estão no ginásio de esportes, bem cuidados, quando não estão no colégio”, salienta o chefe do executivo.
“Eu amo esporte! Então, coloco muita fé neste trabalho, que acompanho pessoalmente… Essa moçada disputa campeonatos por aí afora e conquistam não só títulos, mas também muitos elogios, pela competência, postura e respeito. O projeto é um dos grandes orgulhos de Douradina”, arremata Oberdam.
Projeto admirado
Os treinos da escolinha de futsal Douradina/Gazin/Afsu, das oito equipes formadas, movimentam o ginásio de esportes municipal Wilson Larussa Gil, o Cricrizão. Toda manhã e tarde tem treino, otimizando o uso desse espaço, projetado e construído justamente para beneficiar a população.
É o que ressalta o diretor de Esportes, Claudiney Bússola, que também fala do projeto com a voz marcada de emoção: “Essa escolinha vem dando muito certo! É um projeto admirado, porque, acima de tudo, tem por meta formar grandes homens, com responsabilidade… Nós douradinenses estamos felizes em plantar aqui essa semente”.
Segundo ele, a implantação do projeto foi pensada com carinho pelo prefeito, por ele e por todos os parceiros: “Só temos que agradecer o apoio incondicional da prefeitura, do grupo Gazin, do Nil [Edivanilson Romeiro, presidente da AFSU], do professo Alan, por não medirem esforços para alavancar, cada vez mais, essa potente ferramenta de transformação social que temos aqui em Douradina”.
Principais títulos conquistados pela escolinha:
5º lugar no Paranaense de Futsal Sub 15
3 vezes campeã Copa Tiradentes, em Cidade Gaúcha
2 vezes vice-campeã Copa Tiradentes, em Cidade Gaúcha
Campeão Regional de Futsal, em Ivaté
Campeão Regional de Futsal, em Maria Helena