Umuarama terá cinco candidatos a prefeito nas eleições de 6 de outubro
A maior coligação eleitoral será a do candidato a prefeito Hermes Pimentel com 10 partidos
Com o encerramento das convenções partidárias no último dia 5, cinco candidatos estão confirmados na disputa pela prefeitura de Umuarama nas eleições de 6 de outubro. Os partidos têm até 15 de agosto para registrar oficialmente suas candidaturas na Justiça Eleitoral.
O vice-prefeito Hermes Pimentel (PP) um dos postulantes ao paço municipal, concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito com a vereadora Ana Novais (União Brasil) como sua candidata a vice. Sua candidatura representa a maior coligação eleitoral da eleição, abrangendo 10 partidos: Progressistas, União Brasil, PSD, Novo, PSB, MDB, Avante, PRD, PRTB e Podemos.
Fernando Scanavaca (Republicanos), ex-prefeito da cidade, irá disputar o cargo em chapa pura, com Márcia Bononi como sua vice. Marcelo Nelli (PL), ex-vereador, também estará na corrida, tendo Adriano Zago (Democracia Cristã) como seu vice. O empresário Marcelo Adriano (Cidadania) será candidato com Adriano Chiapetti (PSDB) de vice.
O PT, por sua vez, concorrerá com chapa pura. A sigla aprovou os nomes de Luciano Machado e Ângelo Rossi como candidatos.
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto na internet. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começará no dia 30 de agosto. Neste ano, serão 35 dias e, assim como nas demais eleições, a veiculação ocorrerá de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio, e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão.
Além destes horários, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 70 minutos de propagandas de 30 e 60 segundos, a critério de cada partido, federação ou coligação. As inserções serão distribuídas ao longo da programação entre 5h e 24h. O tempo total deverá ser de 60% para o cargo de prefeito e 40% para o de vereador.
Rodada de entrevistas
A partir do dia 16 de agosto, OBemdito iniciará uma nova rodada de entrevistas com os candidatos. Eles terão um tempo determinado para responder perguntas sobre temas específicos. As datas em que cada um dos postulantes à prefeitura municipal irá participar ainda estão sendo definidas.