Vigilância Sanitária de Umuarama participa de oficina sobre organização de salas de vacina
A agente de combate a endemias Ana Paula Paixão apresentou o trabalho realizado pelo projeto Educação em Saúde nas escolas e centros de educação infantil
A equipe de Vigilância Sanitária de Umuarama participou de oficina sobre organização de serviços nas salas de vacina promovida pela 12ª Regional de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta sexta-feira, 2. A agente de combate a endemias Ana Paula Paixão apresentou o trabalho realizado pelo projeto Educação em Saúde nas escolas e centros de educação infantil da cidade, que terá a próxima ‘temporada’ voltada à vacinação.
As apresentações serão iniciadas em agosto e devem percorrer todas as unidades educacionais do município. “O foco agora será a importância da vacinação, abordado de forma bem leve, com brincadeiras, para tentar amenizar o ‘medo’ que as crianças têm da agulha. Vacina é um tema complicado na infância, mas vamos trabalhar para que eles entendam a importância de imunizar o organismo contra os vírus que podem provocar doenças sérias”, explicou Ana Paula.
A orientação é passada aos alunos de forma lúdica, com paródias, teatro de bonecos e fantoches de personagens conhecidos do universo infantil, como o Chico Bento, dos quadrinhos de Maurício de Sousa. “As crianças entendem muito bem e levam esse aprendizado para casa, para os pais. Falamos ainda sobre a importância de manter a carteirinha de vacina atualizada e reforçamos que enfermeiros e enfermeiras são amigos e querem o nosso bem”, completou.
O projeto Educação em Saúde fechou a temporada de teatro sobre higiene pessoal e vai voltar o foco para a vacinação, a partir deste mês. Ainda nesse ano será apresentado outro teatro sobre meio ambiente, que também percorrerá todas as escolas e CMEIs.
“Nossa expectativa é que os secretários municipais e profissionais de saúde da região conheçam esse projeto e possam replicar em suas cidades, pois os resultados são excelentes. Nos colocamos à disposição para ajudar, orientar e tirar dúvidas sobre como tudo funciona”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde de Umuarama, Maristela de Azevedo Ribeiro. A oficina foi aberta e conduzida pela enfermeira Evanilde da Silva, da seção de Vigilância Sanitária da 12ª RS.
Até o final deste ano, várias oficinas de saúde devem ser realizadas em Umuarama, por meio de parceria entre a 12ª Regional de Saúde e o município, para profissionais de saúde das 22 cidades que integram a organização, todas no auditório do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat) na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, em frente ao Pronto Atendimento 24h.
(Assessoria PMU)