Instituto de atendimento à pessoa autista em Umuarama já tem profissionais contratados
O prefeito deu boas vindas aos novos servidores e destacou a importância do projeto
Um passo importante para a implantação do Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (IAITEA) foi cumprido na última semana com a contratação e o início do treinamento de 27 profissionais concursados que vão atuar neste serviço.
Eles foram apresentados ao prefeito Celso Pozzobom e à primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom, a idealizadora do projeto, durante café da manhã no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Também participaram a neuropsicóloga Renata Ortiz, que coordena o projeto de implantação do instituto, os secretários municipais de Saúde, Edson Souza, e de Educação, Mauriza de Lima Menegasso – diretamente envolvidos no processo –, outros secretários municipais e a equipe da Diretoria de Recursos Humanos do município, que orientou os novos servidores quanto aos procedimentos necessários para a contratação.
“Imediatamente eles vão iniciar o treinamento técnico, enquanto o espaço físico recebe os últimos ajustes e serviços estruturais para abrigar a clínica, que será modelo para todo o Estado. Nossa expectativa é inaugurar o IAITEA na terceira ou quarta semana de setembro”, destacou o secretário Edson Souza.
O quadro profissional contará com 19 psicólogos, quatro fonoaudiólogos, três psicopedagogos e um nutricionista, entre outros profissionais.
“Esse momento tão esperado pelas famílias atípicas e também por profissionais que lutam para um atendimento qualificado os pacientes com Transtorno do Espectro Autista está muito próximo de ser concretizado”, disse Renata Ortiz, ao apresentar um vídeo com clínica em perspectiva, mostrando como a estrutura vai ficar estrutural e visualmente.
A primeira-dama narrou com emoção a trajetória da ideia até a concretização do que classifica como um sonho, que só se tornou possível graças ao apoio incondicional do prefeito Celso Pozzobom e a dedicação da equipe envolvida no projeto. “Estou muito feliz. Meu projeto tem mais de 15 anos, quando iniciei o atendimento no meu consultório, e agora vamos ajudar muitas crianças a aprender mais e a viver melhor com esta clínica gratuitamente, e graças ao apoio do Celso”, reforçou.
O prefeito deu boas vindas aos novos servidores e destacou a importância do projeto, contextualizando-o nas estratégias da saúde e da educação para a qualidade de vida da população, “ainda mais esse segmento tão fragilizado, tão sofrido”.
“Teremos uma equipe com cerca de 70 pessoas, entre profissionais e estagiários a serviço da população que precisa dessa atenção especial, e devemos reconhecer o esforço da Dulce, que tanto se importa com os autistas e faz um belo trabalho voluntário junto às nossas escolas”, agradeceu.
Lembrou a parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama e Região), que até setembro terá uma nova sede definitiva para o seu trabalho oferecida pelo município, destacou avanços em outros setores e reafirmou que “logo teremos uma clínica com tratamento de excelência para nossos pacientes com TEA”.
Após uma visita às instalações da clínica, em fase de acabamento, ocupando as antigas instalações da Secretaria de Saúde, no cruzamento das ruas Ministro Oliveira Salazar com Governador Ney Braga, a equipe de profissionais, convidados e pais de autistas que estavam presentes foram recepcionados com um café da manhã.
(Assessoria PMU)