Foto ilustrativa: Pixabay
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Educação Física (DEF), reunirá, nos dias 29 e 31 de julho, às 19h30, no Bloco M05 (em Maringá), os voluntários inscritos para participar do estudo “Exercício físico em indivíduos vivendo com esclerose múltipla: aspectos psicofisiológicos”.
O projeto é a tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL em Educação Física, que investiga se o exercício físico pode ocasionar melhorias nos aspectos imunológicos, psicológicos e funcionais em indivíduos que estão vivendo com a doença.
A professora orientadora do projeto, Luciane Cristina Arantes, explica que as pessoas portadoras de esclerose múltipla que ainda não se inscreveram podem participar de uma das reuniões para conhecer o projeto e se inscrever. “Quem ainda não tomou a decisão poderá vir em um dos dias para conhecer como será a dinâmica do estudo, a rotina dos exercícios físicos. Nestes dias vamos detalhar a pesquisa e tirar todas as dúvidas.”
Os pré-requisitos para se tornar voluntário da pesquisa são: ter idade igual ou superior a 18 anos, ter comprovação de esclerose múltipla por laudo médico, estar em tratamento medicamentoso e concordar a fazer exercícios físicos de musculação duas vezes por semana no Bloco M05, do câmpus sede da UEM.
O estudo está sendo realizado pelo doutorando Cleverson José Bezerra Guedes e conta com a coorientação da professora Fernanda de Souza Teixeira e o apoio do mestrando Éliton Miranda da Silva, além dos membros do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH).
Serviço
Reuniões com voluntários de estudo sobre efeitos de exercícios físicos em indivíduos vivendo com esclerose múltipla
Data: Dias 29 e 31 de julho
Horário: 19h30
Local: Bloco M05 – câmpus sede da UEM – Maringá
Mais informações: 44 9934-9527
(Assessoria UEM)
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais