Saúde

Paraná envia mais de 1,3 milhão de unidades de medicamentos ao Rio Grande do Sul

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou nesta quarta-feira (17) cerca de 1,3 milhão de unidades de medicamento ao Rio Grande do Sul. Com apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o objetivo da ação é fortalecer a estrutura de assistência do estado gaúcho, dando continuidade às medidas de auxílio.

“Continuamos engajados e unindo forças para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Esses medicamentos, que são considerados os mais necessários neste momento, serão disponibilizados para toda a população gaúcha. Estamos solidários e não mediremos esforços para suprir a demanda de insumos na região”, disse o secretário da Saúde, Cesar Neves.

Além dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), que fazem parte do elenco do Estado, a Sesa também reuniu junto aos municípios medicamentos que fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF). São analgésicos, antibióticos, antitérmicos, anti-hipertensivos, entre outros.

“O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) coordenou a ação de coleta dos remédios através das regionais de Saúde, aplicando inicialmente um formulário contendo os medicamentos solicitados pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, onde foi possível o município informar o tipo do medicamento e a quantidade disponível para doação”, explicou a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli.

APOIO

Em maio a Sesa disponibilizou, via Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), por meio das aeronaves da Casa Militar, o envio de 300 bolsas de sangue e seis de plaquetas concentradas para reforçar o sistema público de saúde daquele Estado.

Além disso, foram encaminhados insumos e medicamentos adquiridos pelo governo gaúcho de farmacêuticas paranaenses, caixas de nutrição parenteral (NTP) e mantimentos arrecadados pela Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Governo envia mais de 1,3 milhão de unidades de medicamentos para apoio ao Rio Grande do Sul
Agência Estadual

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais