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Pronto Atendimento realiza 85 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

Mais de 53% dos atendimentos foram classificados como 'pouco urgentes', evidenciando a predominância de casos de baixo risco entre os pacientes atendidos

Foto: PMU
Foto: PMU
Pronto Atendimento realiza 85 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de julho de 2024 às 16h04 - Modificado em 17 de julho de 2024 às 16h04
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Desde dezembro de 2019, o Pronto Atendimento Dr. Cândido Garcia, conhecido como P. A. 24 Horas, centraliza os atendimentos de urgência e emergência, consolidando-se como um dos principais centros de socorro de Umuarama. Entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2024, foram realizados 84.728 atendimentos, com uma média de 7.484 por mês, ou 295 por dia.

De acordo com o relatório divulgado nesta terça-feira (16), 45.081 dos atendimentos (53,21%) foram classificados como ‘pouco urgentes’; 12.353 (14,58%) como ‘não urgentes’; e 10.773 (12,72%) como ‘urgentes’. “Tivemos ainda 227 casos (0,27%) de atendimentos ‘muito urgentes’, 80 casos (0,09%) de ‘emergências’ e 977 pessoas (1,15%) que não foram atendidas”, detalha Cíntia Braga, coordenadora do PA.

Ela informa que 23 médicos se revezam na recepção dos pacientes, que chegam à unidade que opera ininterruptamente, todos os dias do ano. “Não importa se é feriado nacional, religioso, político: estamos sempre em plantão para oferecer consultas, exames, auxílios, orientações e assistências necessárias para que o cidadão seja socorrido da melhor maneira possível. Das 7h às 13h temos seis médicos, das 13h às 19h são sete médicos, das 19h à 1h mais sete médicos, e da 1h às 7h, três médicos”, relata.

Cíntia também destaca que a escala de plantão no PA é de 12h por 36h, com cada período composto por uma equipe de três enfermeiros, um farmacêutico, dois serviços gerais, uma colaboradora, dois auxiliares administrativos, um condutor socorrista, dois assistentes sociais (manhã e tarde) e um técnico de Raio-X. “Na equipe técnica de enfermagem contamos com nove colaboradores por período, uma copeira e uma nutricionista em horário comercial de segunda a sexta-feira, todos treinados e capacitados”, aponta.

Segundo o relatório, 68% dos casos classificados como ‘pouco urgentes’ e ‘não urgentes’ poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde. “Muitos pacientes resistem em serem atendidos na Atenção Primária em Saúde (APS). Muitos desses casos poderiam ser atendidos na UBS, onde seriam realizadas investigações e exames complementares, se necessário”, observa.

O PA atende pacientes com parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral (AVC), dor no peito (suspeita de infarto), anafilaxia, dispneia intensa, picada de insetos ou animais peçonhentos, intoxicações, traumas (suspeita de fratura), suturas, convulsões, ferimentos por arma de fogo ou branca, politraumas, queimaduras, tentativas de homicídio e suicídio.

A coordenadora relata que a unidade também atende surtos psicóticos, traumas oculares, dispneia intensa e crises asmáticas exacerbadas. “As UBS funcionam até às 17h. Após este horário e nos fins de semana, os atendimentos são feitos no PA. Pedimos à população que evite buscar a unidade em casos não graves, principalmente nos horários de maior pico – durante o almoço e início da noite”, solicita.

(Com informações PMU)

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