Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Programas ‘Mais frutas’ e ‘Pró-Leite’ incentivam agricultores a diversificar as lavouras

Investimentos têm por objetivo valorizar a agricultura familiar e a promover aumento da renda nas pequenas propriedades

Fotos e vídeo: Assessoria PMU
Programas ‘Mais frutas’ e ‘Pró-Leite’ incentivam agricultores a diversificar as lavouras
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de julho de 2024 às 15h41 - Modificado em 10 de julho de 2024 às 15h57
Cupom Local
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Porto Camargo

A agricultura tem grande importância na economia de Umuarama. Por isso a prefeitura investe em programas de diversificação agrícola para evitar mais êxodo rural. Todos esses programas são voltados a valorizar a agricultura familiar e o agricultor, garantindo melhoria de sua qualidade de vida e sustentabilidade no campo.                  

O ‘Mais frutas” e o ‘Pró-Leite’ são dois exemplos dos programas que seguem esse objetivo. O produtor rural João Batista Berta optou por investir em gado leiteiro e é um dos 50  beneficiados pelo ‘Pró-Leite’. A assistência da prefeitura envolve várias questões. Uma delas é a orientação técnica.

“É necessário, é importante, porque se o pequeno produtor não tiver ajuda, não aguenta; nós precisamos de maquinário, não temos; precisamos de calcário, não temos… Quando a prefeitura fornece para nós, é uma mão na roda! Senão você não sai do lugar! Eu estou satisfeito! E minha família está satisfeita!”, declara Berta.

53848578965 F22b4f248a C
Fotos e vídeo: Assessoria PMU

O produtor rural Clodoaldo Costa também aderiu à diversificação, optando pela fruticultura. Em seu sítio de cinco hectares, ele tem uma lavoura de goiaba e agora começou a cultivar também mamão. Diz que está contente com os primeiros resultados das colheitas. E reafirma que o apoio da prefeitura é importante para os pequenos produtores.

“Virgem Maria… Ajuda bastante”, exclama, dizendo que é “apaixonado” pelo lugar onde mora. “Sou apaixonado por este sítio… Eu nasci aqui: 53 anos neste local… Tenho raízes aqui! E o apoio da Prefeitura ajuda a gente a crescer, dá força pra gente produzir. A assistência técnica é boa pra gente que é pequeno. Ajuda bastante! Muito bom! Virgem Maria”.

O engenheiro agrônomo Fábio Souza, da Secretaria Municipal da Agricultura, acompanha o dia a dia dos pequenos produtores rurais de Umuarama. E presta assistência técnica. “Temos visto que o produtor tem procurado mais a Secretaria, agora que temos os técnicos apoiando, tanto na área da agronomia, quanto na da veterinária”, diz.

Segundo ele, essa assistência proposta pela prefeitura está sendo levada em várias outras áreas da produção rural, incluindo as feiras de hortifruti. “Também prestamos orientação na área da comercialização; fizemos parceria com cooperativa e pesquisamos e recomendamos novos mercados, tudo para facilitar a vida do produtor”.

O programa ‘Mais frutas’ conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), que assume a assistência técnica e orientação para financiamento [via programas estaduais]; a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que se encarrega de projetar o sistema de irrigação das lavouras; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que ministra cursos de capacitação;  e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu), que colabora na comercialização da produção.

53848500334 D9a3fa547f C

Programa ‘Mais Frutas’

Lançado em 2022 pela Secretaria Municipal de Agricultura, o Mais Frutas é uma iniciativa que nasceu com o objetivo de propor novas opções de produção às pequenas propriedades de Umuarama. Foi projetado após uma pesquisa de campo que levou em conta fatores climáticos, características do solo e a ‘vocação’ dos agricultores, com a perspectiva de aumentar a renda e atender a grande demanda do mercado local e regional.

O objetivo geral do programa é atingir um grande número de produtores para transformar Umuarama em polo regional na produção de frutas, aproveitando as condições gerais do município. A prefeitura cede as mudas [goiaba e mamão, atualmente], disponibiliza serviço de hora/máquina para o preparo do solo e repassa alguns insumos (como calcário).

53848142771 64bddd8c04 C

Programa ‘Pró-Leite’

Foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento da pecuária leiteira do município. Cerca de 50 pequenos e médios produtores são atendidos, com o fornecimento de insumos e serviços de máquinas para reforma de pastagem e acompanhamento técnico.

Esse acompanhamento técnico inclui orientações zootécnicas e econômicas, incluindo gestão de propriedade, manejo de pastagem e dos animais e controle sanitário e nutricional do rebanho.

Também é oferecido o sêmen, que é rigorosamente selecionado e tem o objetivo de melhorar a genética do rebanho leiteiro do município; e ainda fornece o nitrogênio, a cada 40 dias, para manter o sêmen na propriedade e assim facilitar a inseminação artificial.

A meta da Secretaria Municipal de Agricultura em investir no Pró-Leite é, acima de tudo, motivar e desenvolver os conhecimentos dos produtores para que a pecuária leiteira mantenha um avanço contínuo, cada vez mais profissional e lucrativa.

53847254902 A201f4c43e C

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo