Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Fiscais da Visat participam de seminário sobre segurança em máquinas e equipamentos

iscais do Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador participaram do 1° Seminário Paranaense de Segurança em Máquinas e Equipamentos

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Fiscais da Visat participam de seminário sobre segurança em máquinas e equipamentos
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de julho de 2024 às 18h11 - Modificado em 8 de julho de 2024 às 18h11
Porto Camargo
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
9 Espetaria
Cupom Local

Fiscais do Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) participaram do 1° Seminário Paranaense de Segurança em Máquinas e Equipamentos – NR 12, realizado na última sexta-feira (5), no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Paraná (Fetraconspar), em Curitiba. O município foi representado pelos fiscais Carlos Roberto da Silva e Jessica dos Santos Carvalho.

O seminário abordou temas fundamentais para a prevenção de acidentes, que abrangem as normas regulamentadoras (NR) 1 e 12 e também apreciação de riscos, validação de projetos pela NBR 13849, interpretação e aplicação da NBR 14153, bloqueio de segurança em máquinas (LoTo), circuitos seguros, aterramento elétrico em máquinas e equipamentos, dispositivos especiais de proteção para máquinas, e cases de adequação de máquinas em setores como construção.

O treinamento foi ministrado pelo palestrante Vladimir Kuse, especialista em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, fundador e diretor da empresa Automasafety. O objetivo foi promover melhores práticas e atualizações na regulamentação de segurança. O seminário abordou vários aspectos da NR 12, desde as exigências legais até as inovações tecnológicas que podem aumentar a segurança e a eficiência operacional, explicou a coordenadora da Visat, enfermeira Celma Azevedo Leite.

Os fiscais têm a função de realizar vistorias em estabelecimentos para inspecionar os ambientes de trabalho e verificar máquinas e equipamentos que podem ocasionar acidentes envolvendo trabalhadores, por isso foi muito importante a participação nesse seminário, uma oportunidade para profissionais da área se atualizarem sobre as melhores práticas e as novas normativas que regem a segurança laboral nesses ambientes.

Além de palestras, o treinamento teve momentos de interação e troca de experiências entre os participantes, permitindo a construção de uma rede de contatos valiosa para a melhoria contínua da segurança no trabalho. Os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para a implementação de medidas efetivas de proteção e para a redução de riscos no ambiente industrial.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo