Umuarama

Ações do Peti no combate ao trabalho infantil contemplam mil alunos da rede estadual

A campanha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) alusiva a 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – foi um sucesso, pois alcançou cerca de 1 mil alunos das escolas estaduais de Umuarama. A parceria entre o Núcleo Regional da Educação (NRE), a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Peti, e os diretores dos estabelecimentos de ensino foi certeira para o êxito da campanha.

Durante as ações, foram distribuídos cerca de 2 mil exemplares de material educativo (gibis e jornais) para as turmas de 6º ano com conteúdos relacionados ao trabalho infantil. Houve ainda sorteio de brindes, como camisetas e broches do Peti, após palestra proferida pela coordenadora do programa, Daniele Ferreira da Maia.

“O dia 12 de junho aos poucos vem tendo sua importância reconhecida, já que na mesma data é tradicionalmente celebrado o Dia dos Namorados. É gratificante perguntar para as crianças sobre a data e elas responderem que é o ‘dia do trabalho infantil’, até porque criança não namora”, enfatiza a coordenadora. “Quando perguntamos se alguém sabe o que é Peti, muitas crianças respondem que é o programa que cuida do trabalho infantil. Antes, ouvíamos que Peti era ‘gatinho’ ou ‘cachorrinho’, devido à semelhança com o termo ‘pet’”, completa.

Aos poucos o programa vem ganhando espaço e sendo reconhecido. “É com esse objetivo que intensificamos as atividades principalmente no mês de junho, reforçando os princípios da campanha contra o trabalho infantil. Mas a equipe realiza ações continuadas o ano inteiro”, acrescenta a secretária de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.

Além de contemplar alunos da rede estadual neste ano, com o apoio do NRE e a participação dos colégios Zilda Arns, Professor Paulo Alberto Tomazinho, Neiva Pavan, Tiradentes, Pedro II, Monteiro Lobato, Durval Seifert, Jabuticabeiras, Hilda Kamal, Bento Mossurunga e Padre Manoel da Nóbrega, o Peti levou as palestras aos distritos de Lovat, Santa Eliza e Serra dos Dourados, onde foi muito bem recebido.

Embora o tema seja sério, a abordagem é realizada de forma muito leve e descontraída na palestra e ao final acontece o sorteio, que desperta grande atenção dos alunos. “A distribuição de brindes faz toda a diferença. Todos querem ganhar, então eles prestam atenção para responderem às perguntas de forma correta e garantir o brinde”, garante a coordenadora.

A campanha contou com palestras em 18 escolas estaduais e atingiu cerca de 30 turmas do 6º ano. Teve ainda uma blitz educativa no Dia de Combate ao Trabalho Infantil para distribuição de material e conscientização da comunidade, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes da autoridade de trânsito.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

2 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

3 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

4 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

4 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

4 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais