Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Ações do Peti no combate ao trabalho infantil contemplam mil alunos da rede estadual

A campanha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil contou com a distribuição de material educativo, palestras e outras ações

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Ações do Peti no combate ao trabalho infantil contemplam mil alunos da rede estadual
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de julho de 2024 às 18h27 - Modificado em 6 de julho de 2024 às 18h30
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Atlanta Pneus
9 Espetaria
Cupom Local

A campanha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) alusiva a 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – foi um sucesso, pois alcançou cerca de 1 mil alunos das escolas estaduais de Umuarama. A parceria entre o Núcleo Regional da Educação (NRE), a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Peti, e os diretores dos estabelecimentos de ensino foi certeira para o êxito da campanha.

Durante as ações, foram distribuídos cerca de 2 mil exemplares de material educativo (gibis e jornais) para as turmas de 6º ano com conteúdos relacionados ao trabalho infantil. Houve ainda sorteio de brindes, como camisetas e broches do Peti, após palestra proferida pela coordenadora do programa, Daniele Ferreira da Maia.

“O dia 12 de junho aos poucos vem tendo sua importância reconhecida, já que na mesma data é tradicionalmente celebrado o Dia dos Namorados. É gratificante perguntar para as crianças sobre a data e elas responderem que é o ‘dia do trabalho infantil’, até porque criança não namora”, enfatiza a coordenadora. “Quando perguntamos se alguém sabe o que é Peti, muitas crianças respondem que é o programa que cuida do trabalho infantil. Antes, ouvíamos que Peti era ‘gatinho’ ou ‘cachorrinho’, devido à semelhança com o termo ‘pet’”, completa.

Aos poucos o programa vem ganhando espaço e sendo reconhecido. “É com esse objetivo que intensificamos as atividades principalmente no mês de junho, reforçando os princípios da campanha contra o trabalho infantil. Mas a equipe realiza ações continuadas o ano inteiro”, acrescenta a secretária de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.

53836523627 724576dd6d C

Além de contemplar alunos da rede estadual neste ano, com o apoio do NRE e a participação dos colégios Zilda Arns, Professor Paulo Alberto Tomazinho, Neiva Pavan, Tiradentes, Pedro II, Monteiro Lobato, Durval Seifert, Jabuticabeiras, Hilda Kamal, Bento Mossurunga e Padre Manoel da Nóbrega, o Peti levou as palestras aos distritos de Lovat, Santa Eliza e Serra dos Dourados, onde foi muito bem recebido.

Embora o tema seja sério, a abordagem é realizada de forma muito leve e descontraída na palestra e ao final acontece o sorteio, que desperta grande atenção dos alunos. “A distribuição de brindes faz toda a diferença. Todos querem ganhar, então eles prestam atenção para responderem às perguntas de forma correta e garantir o brinde”, garante a coordenadora.

A campanha contou com palestras em 18 escolas estaduais e atingiu cerca de 30 turmas do 6º ano. Teve ainda uma blitz educativa no Dia de Combate ao Trabalho Infantil para distribuição de material e conscientização da comunidade, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes da autoridade de trânsito.

53837863535 13e4b40d44 C
53836523617 Bfc9531af1 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo