Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Programa Lixo que Vale é retomado e agora feirinha ocorre em ônibus nos bairros atendidos

População troca materiais recicláveis por ‘moeda verde’ para aquisição de alimentos em bairros com alto índice de vulnerabilidade social

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Programa Lixo que Vale é retomado e agora feirinha ocorre em ônibus nos bairros atendidos
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de julho de 2024 às 18h14 - Modificado em 11 de julho de 2024 às 18h08
Cupom Local
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
9 Espetaria

Tomate, laranja, limão, mamão, abóbora, pepino japonês, mandioca, couve-flor, chuchu e verduras como alface, almeirão, rúcula e cheiro verde, além de pão caseiro e até doce de banana foram alguns dos produtos adquiridos pelos moradores do Jardim Arco-Íris, Parque Industrial e bairros próximos nesta sexta-feira (5), na volta do Programa Lixo que Vale agora com a feirinha itinerante, realizada dentro de um ônibus adaptado pela Prefeitura de Umuarama.

O programa, que troca materiais recicláveis por ‘moeda verde’ para aquisição de gêneros alimentícios em bairros com alto índice de vulnerabilidade social, foi reativado pela administração municipal e agora conta com um ônibus para atendimento itinerante. O veículo, preparado e decorado para a função, começou a rodar nesta sexta-feira pelo Parque Industrial, onde atendeu aos moradores locais e do Jardim Viveiros, Alto da Glória e Arco Íris das 8h às 12h.

Na próxima semana, estará no Parque Jabuticabeiras, atendendo também à comunidade do Sete Alqueires. “Eu vou levar pra casa Tomate, batata-doce, chuchu, limão, alface e umas coisinhas, e vai dar pra fazer uma boa economia com as verduras. Não vou precisar ir no mercado”, disse a dona de casa Maria Verônica Cordeiro, que mora com o marido no Arco-Íris. Ela disse que coletou recicláveis em sua casa e também nas redondezas, trocou pelas ‘moedas verdes’ e fez uma “boa compra” no ônibus.

A aposentada Leonilda Maximiano Camargo juntou recicláveis apenas em sua residência, além da colaboração de um vizinho, e adquiriu produtos que devem durar a semana toda. “O ônibus é melhor que o Sacolão (antigo sistema do programa), porque a gente faz a feira no próprio bairro, perto de casa. Não precisa gastar com circular”, elogiou.

53836876201 034a748c69 C

Com a feirinha móvel – praticamente um ‘mercadinho ambulante’ – o programa vai chegar bem próximo dos beneficiários. “O ônibus vai atender o Industrial numa semana e o jabuticabeiras na outra, podendo estacionar em diferentes locais nos bairros atendidos, a cada parada. Nesta nova etapa, serão atendidas até 200 famílias nos seis bairros contemplados e ainda temos algumas vagas disponíveis para novos cadastros”, informou o secretário de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Os alimentos são fornecidos por agricultores familiares associados à Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama, a Cooperu, parceira do município no Lixo que Vale. Já a pesagem e recolhimento dos recicláveis ficará por conta de associados da Cooperuma, a Cooperativa dos Trabalhadores na Área de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama, que funciona no aterro sanitário.

53837228179 1a2207f0c8 C

O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bonfim, visitaram o ônibus no primeiro dia de funcionamento. “Além da questão ambiental, o programa ajuda as famílias a ter uma alimentação mais saudável e ainda economizar no mercado. Os alimentos são de primeira, tudo fresquinho, e trocado por moeda verde. O programa deve continuar e, se possível, ser estendido a outros bairros no futuro”, afirmou o prefeito.

Famílias interessadas em participar, desde que residam nos bairros atendidos, podem preencher o cadastro na Secretaria do Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura. Cada participante pode entregar 10 quilos de recicláveis por semana e ganhar 20 moedas – até o limite de 80 moedas por mês. O recolhimento dos materiais ocorre às quintas-feiras no Industrial e sextas-feiras no Jabuticabeiras.

53835984347 E7a6c64a33 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo