Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Picape carregada com material radioativo é furtada no Paraná

A fonte de radiofármacos seria utilizada para fins médicos

Foto: Catve
Foto: Catve
Picape carregada com material radioativo é furtada no Paraná
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de julho de 2024 às 19h19 - Modificado em 5 de julho de 2024 às 19h19
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Porto Camargo
Cupom Local
Atlanta Pneus

Uma picape carregada com material radioativo foi furtada na capital paulista no dia 1º de julho, durante trajeto para Curitiba e Blumenau, Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

De acordo com o órgão, o material tóxico estava acondicionado em embalagens de chumbo, que evitam a irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode causar danos à saúde.

A transportadora, que operava conforme as determinações legais, relatou o furto da picape Volkswagen Saveiro, que transportava um gerador de 68Ge/68Ga e quatro unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos.

A fonte de radiofármacos seria utilizada para fins médicos. O gerador de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) foi fabricado pela empresa Eckert & Ziegler e possui uma atividade corrigida de 29,73mCi.

Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), a fonte é classificada na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.

Imprudência do motorista

Conforme o boletim de ocorrência, o motorista foi imprudente ao estacionar o veículo fora do pátio seguro onde deveria pernoitar. Após o furto, a CNEN investiga a situação da fonte roubada.

“Caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contate imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além da Polícia”, alertou o órgão.

OBemdito com Catve

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo