Foto: PMU
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Ambiental, divulgou na quinta-feira (4), o Índice de Infestação Predial (IIP) de Umuarama atualizado após a realização do quarto levantamento de índice rápido para infestação do Aedes aegypti (Liraa) deste ano, que apura a incidência do mosquito transmissor da dengue em todos os bairros da cidade.
Durante o período de 1º a 5 de julho, os agentes de combate a endemias (ACE) vistoriaram exatamente 2.168 imóveis. O índice geral encontrado foi de 0,4%, indicando baixo risco de disseminação da doença, uma vez que um percentual inferior a 1% é considerado aceitável. A cidade é dividida em 62 localidades para o levantamento, das quais apenas oito apresentaram larvas do mosquito, enquanto em 54 o índice foi zero.
Os locais com maior incidência foram identificados: Jardim Colibri (4,3%), Parque Metropolitano (4,2%), Escola Municipal Malba Tahan (3,8%), Lar Rotary (3,6%), Parque do Lago (3,1%), Escola Municipal Paulo Freire (3,1%), Parque Dom Bosco (2,3%) e Parque Interlagos (1,5%).
No que diz respeito às Unidades Básicas de Saúde (UBS), cinco das 18 unidades registraram presença do mosquito da dengue: Centro de Saúde Escola (1,5%), San Remo (1,4%), Cidade Alta (1,3%), Jardim Cruzeiro (0,8%) e Guarani/Anchieta (0,6%).
Paralelamente à aparente contenção da infestação do mosquito, os casos de dengue continuam a diminuir. Na última semana, foram registrados quatro novos casos, enquanto junho acumulou 217 diagnósticos positivos até o último boletim epidemiológico. Desde o início do ano epidemiológico, em 30/07/2023, Umuarama contabiliza 8.676 casos confirmados de dengue, além de 59 casos suspeitos atualmente sob investigação.
Em relação às fatalidades, cinco mortes foram atribuídas à doença em Umuarama, com um óbito suspeito ainda em análise e duas mortes anteriormente suspeitas descartadas como decorrentes de dengue.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais