Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Ceju realiza primeiro encontro de capoeira da juventude na tarde deste sábado

O encontro é gratuito e aberto ao público, com o objetivo de apresentar à comunidade as atividades realizadas pelo Centro da Juventude

Foto: Prefeitura de Umuarama
Foto: Prefeitura de Umuarama
Ceju realiza primeiro encontro de capoeira da juventude na tarde deste sábado
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de julho de 2024 às 11h54 - Modificado em 6 de julho de 2024 às 11h54
Cupom Local
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Gastro Umuarama
9 Espetaria

O Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) realiza no próximo sábado (6), a partir das 14h, a primeira edição do Ginga Ceju – Encontro de Capoeira da Juventude, uma novidade que deve ser tornar tradição entre os praticantes dessa manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade, e remonta aos tempos do Brasil Colônia.

O surgimento da expressão foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores da época e de preservação de suas identidades culturais. A roda, os instrumentos musicais, o canto e os movimentos corporais compõem a performance em capoeira.

“Além de aprender um pouco mais sobre a arte, compartilhando conhecimentos entre os participantes, o evento vai juntar as diferentes vertentes e escolas de Umuarama num mesmo espaço”, disse o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira, o Jefinho. A oficina de capoeira conta hoje com cerca de 70 alunos. As aulas ocorrem nos períodos da manhã e tarde, às segundas e quartas, terças e quintas-feiras.

O coordenador explicou que “participarão do evento os nossos alunos – que têm se destacado na oficina – e também convidamos os demais grupos de capoeira da cidade para um grande encontro que vai enriquecer o aprendizado e estimular os praticantes dessa arte”, reforçou.

O encontro é gratuito e aberto ao público, com o objetivo de apresentar à comunidade as atividades realizadas pelo Centro da Juventude, com destaque para a modalidade, e reunirá os grupos de capoeira Resistência Ceju, Chora Menino, Afoxé, Aruanã, Capoeira Brasil, Ginga Nacional e Grupo de Capoeira Capoação. “Prestigiem os garotos e garotas. Vai ser uma satisfação receber a comunidade nesse evento, que divulga e valoriza a arte da capoeira”, completou Jefinho.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo