Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Agência Estadual Publisher do OBemdito

Divulgadas novas chamadas do Ganhando o Mundo e Ganhando o Mundo Agrícola

Criada em 2019, a iniciativa já levou 1.240 estudantes para países de língua inglesa da América do Norte, Europa e Oceania

Foto: Lucas Fermin/SEED-PR/AEN
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR/AEN
Divulgadas novas chamadas do Ganhando o Mundo e Ganhando o Mundo Agrícola
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 5 de julho de 2024 às 18h36 - Modificado em 5 de julho de 2024 às 18h36
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Cupom Local

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou na quinta-feira (04) mais uma convocação para o Ganhando o Mundo 2025. A chamada complementar contempla mais de 50 nomes e pode ser acessada online. O programa do Governo do Estado, que oferece aos alunos da rede estadual de ensino a oportunidade de participarem de um intercâmbio internacional, com todas as despesas pagas, teve nesta edição 12 mil alunos inscritos. 

Os alunos cujos nomes constam na lista e têm interesse em participar devem comparecer, com seu responsável legal, no colégio onde estão matriculados, nesta sexta-feira, 05 de julho, para entregar a documentação solicitada em edital.

Esta é a maior edição do programa Ganhando o Mundo. Com destinos definidos entre cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido), os participantes estudarão durante seis meses, curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os embarques estão previstos para começarem no decorrer de 2025.

Ganhando o Mundo Agrícola  

Também nesta quinta-feira, a Secretaria estadual da Educação divulgou a segunda chamada complementar para o programa Ganhando o Mundo Agrícola, cujo edital com a convocação e demais detalhes, também foi divulgado de forma online.

Esta é a primeira edição do Ganhando o Mundo voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional, da rede estadual de ensino. O destino é Iowa, nos Estados Unidos. A escolha do destino se deu  justamente pelo fato de o estado figurar como líder em tecnologia agrícola, oferecendo aos estudantes dos colégios agrícolas paranaenses a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos na área.

Programa 

Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.

O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia, com 96 intercambistas. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.

Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. Ainda neste ano, o programa levará 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo