Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Com ônibus itinerante, Lixo que Vale retorna nesta sexta-feira no Parque Industrial

Moradores de bairros com alto índice de vulnerabilidade social em Umuarama trocam materiais recicláveis por gêneros alimentícios

Fotos: Arquivo/Assessoria PMU
Fotos: Arquivo/Assessoria PMU
Com ônibus itinerante, Lixo que Vale retorna nesta sexta-feira no Parque Industrial
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de julho de 2024 às 08h19 - Modificado em 4 de julho de 2024 às 12h27
Porto Camargo
Cupom Local
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O Programa Lixo que Vale, que troca materiais recicláveis por gêneros alimentícios em bairros com alto índice de vulnerabilidade social de Umuarama, está sendo reativado pela administração municipal e, a partir de agora, contará com um ônibus itinerante.

O veículo, especialmente preparado e decorado para a função, começa a rodar nesta sexta-feira (5), pelo Parque Industrial, onde atenderá moradores do bairro e também do Jardim Viveiros, Alto da Glória e do Conjunto Arco Íris.

Na próxima semana, estará no Parque jabuticabeiras (que inclui os moradores do Sete Alqueires) e, a partir daí, a cada semana um dos bairros será visitado. O ônibus, que funcionará com um ‘mercadinho ambulante’, visitando semanalmente as regiões atendidas, é a novidade na volta do programa, que estava pausado desde novembro de 2022 para uma reformulação.

Criado em 2011, o Lixo que Vale já recolheu mais de 10 mil toneladas de recicláveis. “Nesta nova etapa, 200 famílias dos seis bairros atendidos poderão trocar materiais recicláveis por ‘moedas verdes’ e usá-las na aquisição de alimentos produzidos por produtores da agricultura familiar”, detalha o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Os fornecedores dos alimentos fazem parte da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama, a Cooperu, que vai gerenciar o funcionamento do ônibus, a oferta dos alimentos e o recebimento das ‘moedas verdes’. A Prefeitura forneceu o ônibus adaptado e o motorista.

Já o recolhimento dos recicláveis, a pesagem e o pagamento será feito por associados da Cooperuma, a cooperativa dos catadores de material reciclável de Umuarama, que funciona no aterro sanitário. O município fornece caminhões e motoristas.

53804256119 8f4c99d421 C

Ainda há algumas vagas para participar. “Temos 39 vagas abertas para famílias interessadas em integrar o programa, que devem residir nos bairros atendidos e preencher o cadastro na Secretaria do Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura”, informou a diretora de Meio Ambiente e responsável pelo programa, Fernanda Periard Mantovani.

Agora só valem as novas carteirinhas, que já foram entregues às famílias. As moedas da fase anterior devem ser descartadas porque não têm mais validade. As novas ‘notas’ agora são impressas em papel-moeda com itens de segurança, como marcas d’água e código de barras, nos valores de 1, 2, 5 e 10.

A cada quilo de material reciclável, o morador ganhará duas ‘moedas verdes’. Cada participante pode entregar 10 quilos por semana e ganhar 20 moedas – até o limite de 80 moedas por mês. O recolhimento dos recicláveis foi retomado há 15 dias e as pesagens ocorrem às quintas-feiras no Industrial e sextas-feiras no Jabuticabeiras.

Serão disponibilizadas frutas, verduras, legumes, bolachas, pães e futuramente proteínas animais – após a instalação de freezer. Caso haja sobras ao final das ‘compras’ realizadas pelos beneficiários, os produtos serão repassados ao Banco de Alimentos para inclusão nas cestas verdes e distribuição a famílias em vulnerabilidade social ou entidades que servem comida pronta para a população.

A volta das feiras itinerantes foi um pedido das famílias, que por entre maio de 2018 e novembro do 2022 foram atendidas em local fixo – no Sacolão do Produtor.

53802994247 259fe37114 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo