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Guarda Municipal fez mais de 1.200 atendimentos no primeiro semestre do ano

Força de segurança atendeu em média 200 pessoas por mês pelo telefone 153

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Guarda Municipal fez mais de 1.200 atendimentos no primeiro semestre do ano
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de julho de 2024 às 20h11 - Modificado em 4 de julho de 2024 às 08h22
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A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) encerra o primeiro semestre de 2024 com o registro de 1.228 atendimentos de chamados ao telefone 153 – uma média de 200 ocorrências por mês. Seu efetivo atua na manutenção da paz e da segurança na cidade e apenas durante o mês de junho a força de segurança atendeu a 216 situações.

Neste semestre, disparado em primeiro lugar no número de chamadas ficam as denúncias de pessoas que se sentiram ameaçadas ou foram importunadas por indivíduos em situação de rua, usuários de drogas, mendicantes e/ou embriagados (em junho foram 26).

“Depois disso variam as ocorrências como o controle do tráfego e interdições de vias, as abordagens para averiguação de suspeitos, os encaminhamentos para o Hospital Santa Cruz e as denúncias sobre veículos estacionados de forma irregular, entre outras”, relata o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato.

Também são frequentes as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou estabelecimentos comerciais e casos de perturbação de sossego, os atendimentos para averiguação de situações em escolas e CMEIs, as denúncias de trânsito sobre direção perigosa e os atendimentos envolvendo animais em geral.

“A GMU é uma divisão estratégica da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e seus agentes dedicam-se a garantir não só a segurança do patrimônio público, como também oferecem apoio aos cidadãos, além de trabalhar em conjunto com as forças de segurança do município como as polícias Civil, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ao Samu”, detalha.

PATRULHA ESCOLAR

A Guarda Municipal também disponibiliza uma viatura para atendimento a estabelecimentos da rede pública de ensino (escolas e CMEIs), conhecida como Patrulha Escolar. No relatório referente aos atendimentos do mês de junho de 2024, constam três atividades repressivas (uma advertência sobre bullying, um caso de agressão entre alunos e um registro de má-conduta).

Já entre as atividades preventivas, foram 105 ocorrências: 51 visitas, 30 acompanhamentos de entradas e saídas das escolas, 10 intervalos, seis acompanhamentos externos, cinco orientações a alunos, três acompanhamentos de atividades e mais cinco sessões do Projeto Bate-Papo.

“Por meio deste estreitamento de relacionamento entre a Guarda Municipal e a comunidade escolar, vamos conseguir formar cidadãos mais conscientes e, consequentemente, uma cidade melhor”, analisa Rissato.

BALANÇO DO 1° SEMESTRE DE 2024

MÊSOCORRÊNCIAS
JANEIRO189
FEVEREIRO194
MARÇO222
ABRIL197
MAIO210
JUNHO216
TOTAL1.228

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES – GUARDA MUNICIPAL – JUNHO/2024 – Clique aqui.

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES – PATRULHA ESCOLAR – JUNHO/2024 – Clique aqui.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – GUARDA MUNICIPAL – MAIO/2024 – Clique aqui.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – PATRULHA ESCOLAR – MAIO/2024 – Clique aqui.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – GUARDA MUNICIPAL – ABRIL/2024 – Clique aqui.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – GUARDA MUNICIPAL – MARÇO/2024 – Clique aqui.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – GUARDA MUNICIPAL – FEVEREIRO/2024 – Clique aqui.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – GUARDA MUNICIPAL – JANEIRO/2024 – Clique aqui.

(Reportagem: Assessoria PMU)

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