Inmet alerta para baixa umidade relativa do ar em área que abrange Umuarama
A umidade relativa do ar pode variar de 30% e 20% entre às 11h e às 18h de quinta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo indicando perigo potencial devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso se estende por vários estados e abrange uma ampla área do Brasil, incluindo parte da região noroeste do Paraná e a cidade de Umuarama.
A umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20% entre às 11h e às 18h de quinta-feira (4). O risco de incêndios florestais é baixo, mas merece atenção.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os valores ideais de umidade relativa para o corpo humano variam entre 40% e 70%. Com a baixa umidade, a orientação é que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, e não se exponha ao sol nos períodos mais quentes do dia.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
PREVISÃO DO TEMPO PARA UMUARAMA
Umuarama registrava 24,1ºC por volta das 11h30 de quarta-feira (3), com sensação térmica de 24ºC e umidade relativa do ar na casa dos 65%. O instituto de meteorologia Simepar divulgou que a temperatura deve variar entre 16ºC e 29ºC na Capital da Amizade nesta quarta. Para quinta-feira a previsão é de dia com céu claro, com mínima de 17ºC e máxima de 29ºC.
NO PARANÁ
No Paraná a quarta-feira é de tempo estável sobre o Paraná e com predomínio de sol. Fez mais frio no amanhecer, mas as temperaturas já não ficam tão baixas como nos dias anteriores. Do oeste ao norte do estado, as temperaturas ficam elevadas durante a tarde (valores perto dos 30°C). Umidade relativa fica baixa no período de maior aquecimento.
Na quinta-feira, a massa de ar estável continua atuando sobre o Paraná, ou seja, não há previsão de chuvas. Será mais um dia com sol predominando sobre as regiões paranaenses; apenas no litoral a nebulosidade fica mais presente. Temperaturas apresentam comportamento semelhante ao dia anterior, com valores mais elevados no oeste, noroeste e o norte do estado. Umidade relativa do ar também deve seguir mais baixa no período da tarde.