Deputado Renato Freitas realiza palestra sobre educação antirracista em Umuarama
Evento contou com a apresentação de vários artistas do movimento negro local
O deputado estadual Renato de Freitas (PT) esteve na cidade de Umuarama na noite da última sexta-feira (28) a convite da APP-Sindicato para ministrar uma palestra com a temática “Por uma educação antirracista”. Freitas é presidente da Comissão de Igualdade Racial na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O evento aconteceu na sede da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, através da pasta da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, e foi organizado pela professora Rosilene Borges. Estiveram com o palestrante na mesa de autoridades as professoras Elisângela Andrada e Josiane Gouveia, ambas do grupo de estudos Neabi/ IFPR – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena.
Cerca de 150 pessoas participaram, entre elas estudantes, representantes de grêmio estudantis, professores e membros da comunidade. Além disso, diversos artistas do movimento negro de Umuarama se apresentaram, realizando uma noite memorável e histórica na luta por uma educação antirracista e por uma escola pública, gratuita e com gestão pública, bem como uma forma de celebração da cultura afrobrasileira produzida na cidade.
O palestrante, Renato Freitas, abordou assuntos como as propostas legislativas e ações concretas para a promoção da igualdade racial no ambiente educacional. O objetivo do encontro foi sensibilizar e capacitar educadores e a comunidade para reconhecer e enfrentar as práticas de discriminação.

Confira as apresentações que integraram o evento:
– iBatora – Música
– Capoeira – Roda de capoeira
– Jessica Baiana – Música
– Karlos Alves – Música
– Michael Rafael Prates Soares – Monólogo
– BDU – Freestyle












