Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama está entre as dez cidades do Paraná que mais geraram empregos em maio

Movida pelo setor de serviços, a cidade fechou o mês com saldo de 156 vagas no mercado de trabalho

Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Umuarama está entre as dez cidades do Paraná que mais geraram empregos em maio
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de julho de 2024 às 20h50 - Modificado em 1 de julho de 2024 às 20h50
Cupom Local
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Atlanta Pneus

Umuarama está entre as dez cidades paranaenses que mais geraram empregos no mês de maio, conforme dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O município encerrou o mês com o saldo positivo de 156 contratações com carteira de trabalho assinada; 33 a mais do que o mesmo período do ano passado.

O setor de serviços, a propósito do que é observado no Estado em geral, foi o responsável pelo maior número de contratações (93). Em seguida está a indústria (32) e o terceiro segmento que mais contratou foi o da construção (28). Considerando o acumulado do ano, Umuarama comemora a marca de 34.066 colocações no mercado formal.

“O Paraná vive um bom momento econômico e a realidade em Umuarama não é diferente. Acreditamos que os índices poderão melhorar ainda mais no decorrer do ano, com contratações também motivadas pelo comércio, principalmente, como reforço às vendas em datas comemorativas”, avalia o presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto.

Os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos com ensino médio completo foram os que mais conseguiram oportunidades de trabalho na cidade no mês de maio. O público masculino representa a maioria das contratações.

O presidente da Aciu ressalta a importância das pessoas que estão em busca de um emprego, buscarem qualificação. “Sabemos que mais de 700 vagas de emprego estão abertas na cidade, principalmente na área da indústria, e que muitas vezes demoram para serem preenchidas por falta de capacitação dos candidatos. Cursos gratuitos são disponibilizados pela própria agência do trabalhador e o público deve aproveitar essas oportunidades”.

Paraná

Os dados do Caged mostram que o Paraná ocupa posição de destaque e foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil nos cinco primeiros meses de 2024. Entre janeiro e maio, foram gerados 96.019 novos postos de trabalho em todo o Estado, resultado da diferença entre as 880.456 admissões e os 784.437 desligamentos registrados em 2024.

Cidades que mais geraram emprego em maio

Editor 66831485590fa

(Reportagem: Assessoria Aciu)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo