Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

28º Leilão dos Pioneiros de Umuarama foi uma das atrações do aniversário da cidade

Além do leilão, 24 personalidades que fizeram parte da história de crescimento do município também foram homenageadas

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
28º Leilão dos Pioneiros de Umuarama foi uma das atrações do aniversário da cidade
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de julho de 2024 às 12h01 - Modificado em 2 de julho de 2024 às 12h01
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama
Porto Camargo
9 Espetaria

O prefeito Celso Pozzobom, ao lado da primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom e de vários secretários municipais, prestigiou 28º Leilão dos Pioneiros de Umuarama, realizado neste domingo (30) pela Sociedade Rural de Umuarama (SRU) e Rural Leilões no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, em homenagem a 24 personalidades que fizeram parte da história de crescimento da Capital da Amizade.

O evento, que teve transmissão ao vivo pelas redes sociais a partir das 17h, fez parte da programação dos 69 anos de fundação da cidade. Os homenageados desta edição foram Aílton Carvalho Esteves, Aparecido de Jesus Souza Rocha, Gerson Magnoni Bortoli, Joaquim Fernandes Martins, Jorge Ceranto, Lázaro de Mello, Nelson Ferrarin, Pedro Fuentes Romero e Sidnei Carlos Lujan.

Também foram homenageados, por meio dos seus familiares, os pioneiros Aparecido Zafanelli, Cezare Pozzobom – pai do prefeito Celso Pozzobom, Edson Roberto Peixoto, Francisco Zafanelli, Gotardo Zillioto, Irineu Fernando de Oliveira, Jaime Gazzi, João Hipolito Megda, João Zafanelli, José Alfredo Silveira Bovo, José Carlos Pedrosso, José de Freitas, Paulo Roberto de O. Vilela, Pedro Lino Gaiari e Walter Scanavaca.

“Tivemos a oferta de 700 animais e foram comercializados 79% das ofertas. Os participantes foram recepcionados com coquetel e também fizemos uma doação para o Corpo de Bombeiros de Umuarama, para aquisição de um equipamento de combate a incêndios”, completou Aguinaldo Silva, diretor da empresa Rural Leilões de Umuarama, responsável pelos leilões realizados no parque de exposições e também durante a tradicional Expo Umuarama.

Em um breve discurso, o prefeito Celso Pozzobom agradeceu à organização do leilão e a todos os secretários municipais e servidores que trabalharam nas comemorações dos 69 anos de Umuarama, “que foram um grande sucesso, e praticamente só com o trabalho voluntário dessa grande equipe”.

Disse que o leilão dos pioneiros é uma oportunidade de relembrar, no momento em que Umuarama comemora 69 anos de fundação, “e homenagear quem realmente começou tudo isso aqui, principalmente nos setores da pecuária e da agricultura, as pessoas que primeiro chegaram aqui, nossos pais e avós”, comentou.

Pozzobom recordou quando sua família chegou ao município, em 1963, adquirindo terras na Estrada Coronel, na antiga Vila Alta – hoje município de Alto Paraíso –, quando viu fazendeiros e seus colaboradores abrindo a floresta a machado e traçador, em mutirões com 30, 40 ou 50 homens, para dar acesso às sedes das propriedades rurais, que eram construídas geralmente próximo dos rios e córregos.

“Hoje, quando Umuarama comemora 69 anos, devemos homenagear quem tudo começou nessa região, com falta de infraestrutura, de recursos e muito sofrimento. São verdadeiros pioneiros que botaram a mão na enxada, no enxadão e machado, para Umuarama ser o que é hoje”, descreveu.

“Lembro muito bem quando o sr. Dario Pimenta Nóbrega e outros pioneiros buscaram identificar o melhor rebanho para a região e, por cruzamento de raças, chegamos no gado nelore, essa raça maravilhosa que ajudou a pecuária a desenvolver a região. Por isso hoje Umuarama é essa cidade maravilhosa, este município pujante, dono de uma pecuária que realmente temos de enaltecer. Feliz aniversário Umuarama e um bom leilão a todos”, completou o prefeito Pozzobom.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo