Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Darlan Scalco e Alexandre Curi recebem título de cidadãos honorários de Pérola

Os títulos foram concedidos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por eles ao município

Fotos: Umuarama Ilustrado
Fotos: Umuarama Ilustrado
Darlan Scalco e Alexandre Curi recebem título de cidadãos honorários de Pérola
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de junho de 2024 às 18h32 - Modificado em 28 de junho de 2024 às 18h32
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Cupom Local

A Câmara de Vereadores de Pérola realizou na última quarta-feira (26), uma sessão solene para a entrega de títulos de cidadania honorária ao ex-prefeito e atual chefe de gabinete do governador Ratinho Junior, Darlan Scalco, e também ao deputado estadual Alexandre Curi. Os títulos foram concedidos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por eles ao município, que ajudam a melhorar a qualidade de vida da população.

Durante a entrega, Darlan agradeceu aos vereadores e à prefeita Valdete Cunha e destacou o apoio da família em toda a carreira profissional, principalmente na política. “Se tivesse que nascer de novo, escolheria essa família Scalco para nascer”, afirmou.

Ele também dividiu as conquistas para o município em suas duas gestões com os vereadores da época, a vice-prefeita Vilde Biaca, o próprio deputado estadual Alexandre Curi e outras lideranças que o ajudaram. E garantiu que vai continuar lutando em favor de Pérola, agora ainda mais com a homenagem recebida.

O segundo homenageado da noite, deputado Alexandre Curi, fez questão de agradecer a homenagem e lembrou da recepção que teve no município no início dos anos 2000 pela atual prefeita. “Estou feliz e emocionado pela honraria e me sinto filho de Pérola”, afirmou.

005

Mais de R$ 70 milhões em recursos

Em sua fala, Valdete Cunha destacou que, somente nos últimos três anos, foram cerca de R$ 70 milhões investidos no município graças ao deputado. “Ele representa o município desde 2002, quando foi eleito para o primeiro mandato. Independentemente do prefeito ou da prefeita, Curi sempre defendeu os interesses de Pérola e os números provam isso”, afirmou.

006

Homenageados

Darlan Scalco nasceu em Ourizona, Paraná, no dia 12/11/1980. Chegou em Pérola com 10 meses de idade com a mãe, Maria Aparecida Amado Scalco, e o pai, Rodolfo Scalco Neto. É casado com Suilene Iara Biaggio Scalco. É pai de Noaydan Biaggio Scalco. Estudou na Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza e no Colégio Estadual Nestor Victor, ambos em Pérola.

Seu primeiro trabalho foi aos 13 anos de idade no Escritório Regente de Contabilidade em Pérola, onde ficou até os 18 anos. Também trabalhou um ano em Maringá como manobrista e recepcionista do estacionamento do Banestado, Agência Centro.

Scalco é formado em Ciências Contábeis pela Unipar (Universidade Paranaense). O político trabalhou por 12 anos em cooperativas, depois na empresa Fortaleza Coffee, em Londrina. Em 2011, voltou para Pérola e foi eleito prefeito de Pérola aos 31 anos de idade no pleito de 2012. Em 2016, foi reeleito prefeito com 70% dos votos válidos. Em 2018, foi eleito presidente da Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios).

Já em 2019, foi eleito presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Após finalizar seus dois mandatos de prefeito, foi convidado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., para fazer parte de sua equipe no governo, onde continua até agora.

A história de Pérola tem a marca da gestão do ex-prefeito Darlan

Em oito anos à frente da Prefeitura de Pérola, Darlan Scalco conquistou recursos nas esferas federal e estadual que se aproximam do valor de 150 milhões de reais. Foram obras em todas as áreas e setores da gestão pública, que trouxeram melhorias à vida do cidadão perolense e que fizeram de Pérola uma das cidades com maior destaque em todo o Paraná.

004

Alexandre Curi

Alexandre Curi é descendente de libaneses. Nasceu em Curitiba no dia 9 de abril de 1979. É filho de Aníbal Khury Júnior e Jandira Maranhão Khury. Casou-se com Paula Mussi Curi, filha do empresário Luiz Mussi e neta de Paulo Pimentel (ex-governador do Paraná).

A trajetória da família Curi com o Paraná é uma grande e antiga história. Expoente dessa família, Alexandre Curi vem se destacando como uma das novas e mais atuantes lideranças do estado. Aos 16 anos, acompanhava as ações de seu avô, deputado Aníbal Khury, falecido em 1999.

Foi eleito para sua primeira legislatura estadual com mais de 40 mil votos em 2002. Alexandre Curi chegou a Pérola, ainda muito jovem, pelas mãos de Alcides da Cunha e de Valdete Cunha. O deputado tinha, em 2002, ano de sua primeira campanha como deputado estadual, apenas 23 anos.

Em 2000, foi eleito o vereador mais jovem de Curitiba com 21 anos de idade. Nessa ocasião, obteve 11.777 votos em toda a cidade. Em 2002, venceu as eleições para deputado estadual e foi reeleito em 2005.

Em 2010, se reelegeu para o terceiro mandato como deputado estadual. Em 2014, voltou a ser o segundo deputado mais votado do pleito. Em 2018, Curi obteve 147.565 votos e foi reeleito deputado estadual no Paraná. Em 2022, mais uma vez concorrendo às eleições como candidato a deputado estadual pelo PSD, sagrou-se o deputado mais votado do Paraná, obtendo 236.926 votos.

002

OBemdito com Umuarama Ilustrado)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo