Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Alinhamento dos planetas Júpiter, Marte e Saturno com a Lua será visível neste sábado

Não será necessário usar instrumentos para ver este fenômeno

Imagem: Unesp
Imagem: Unesp
Alinhamento dos planetas Júpiter, Marte e Saturno com a Lua será visível neste sábado
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de junho de 2024 às 20h57 - Modificado em 28 de junho de 2024 às 20h57
Cupom Local
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Gastro Umuarama
9 Espetaria

Antes do amanhecer dos próximos dias, os planetas Júpiter, Marte e Saturno estarão enfileirados no céu (popularmente falando: alinhados). A Lua também participará deste fenômeno, mas a cada dia estará numa posição diferente em relação aos planetas, como se estivesse “desfilando” de um dia para outro. 

A imagem acima é uma simulação pelo software Stellarium para o sábado (29) às 5:20 da manhã (pouco antes do sol nascer) na direção Leste. Urano está entre Marte e Júpiter neste alinhamento, mas ele não é visível a olho nu.

Não será necessário usar instrumentos para ver este fenômeno. A observação do “alinhamento” de todos os astros juntos deve ser feita a olho nu, pois eles estão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo. Se você tiver um binóculo ou telescópio, basta apontar para cada astro separadamente para visualizá-lo com ampliação.

O melhor horário para observar os astros formando uma “linha” no céu é um pouco antes do nascer do Sol do dia 29 (ou uns dias antes ou depois), olhando para o horizonte Leste (onde nasce o Sol). É preferível que não tenha obstáculos na visada do horizonte.

O Observatório de Astronomia da Unesp estará no Jardim Botânico antes do nascer do Sol no dia 30 para observar esta linda conjunção e um belo nascer do Sol, além de telescópios apontados para a Lua e para Saturno. Mas, são apenas 30 vagas para participar. Só os 30 sorteados dentre os inscritos é que poderão entrar no Jardim Botânico para este evento.

(Informações: Rodolfo Langhi/Unesp)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo