Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Acidentes com patinetes preocupam 25º BPM; vídeo volta a orientar usuários

A PM também está realizando orientação aos estudantes de colégios de Umuarama

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Acidentes com patinetes preocupam 25º BPM; vídeo volta a orientar usuários
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 28 de junho de 2024 às 06h10 - Modificado em 28 de junho de 2024 às 10h03
Porto Camargo
Cupom Local
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O 25º Batalhão de Polícia Militar de Umuarama divulgou um vídeo nesta quinta-feira (27) com recomendações para quem usa patinetes elétricos nas ruas e avenidas de Umuarama. A recomendação vem depois de pelo menos dois acidentes registrados na última terça-feira (25), num intervalo de poucas horas.

No vídeo, feito pelo Pelotão de Trânsito, além de conscientizar a população, em especial crianças e adolescentes que têm feito uso do meio de condução, os policiais também destacam os principais cuidados que os usuários precisam ter, evidenciando questões ligadas à segurança e responsabilidade.

“Com o aumento desta popularidade no uso dos patinetes elétricos, também vêm desafios. Estamos percebendo um comportamento preocupante por parte de alguns usuários, especialmente crianças e adolescentes, mas também por parte de alguns adultos que não seguem as normas de trânsito e de segurança”, diz um dos policiais em uma parte do vídeo.

E segue: “O uso descontrolado dos patinetes elétricos pode causar acidentes graves, colocando em risco tanto os usuários quanto demais pedestres e condutores que trafegam na via. Por isso, é crucial que os usuários de patinetes entendam e respeitem as regras estabelecidas. Isso inclui respeitar a sinalização de trânsito, atravessar a via em locais seguros, manter a velocidade adequada e, o mais importante, evitar distrações desnecessárias durante o percurso”, afirmam os militares.

Orientação aos alunos

Além do vídeo, a PM também está realizando orientação aos estudantes de colégios de Umuarama, como forma de conscientizar sobre o uso dos equipamentos. Uma das palestras aconteceu no último dia 24 de junho no Colégio Estadual Cívico-Militar Monteiro Lobato.

“A Polícia Militar de Umuarama, por meio do Pelotão de Trânsito, está empenhada em promover a conscientização e a educação no trânsito, visando à prevenção de acidentes e à segurança de todos os usuários das vias. A colaboração de cada cidadão é fundamental para construirmos um trânsito mais seguro e humano”, destacou o 25º BPM.

Acidentes

Os acidentes registrados na última terça-feira aconteceram num intervalo de menos de duas horas. No primeiro deles, uma jovem de 21 anos sofreu ferimentos após colidir com um ônibus de transporte escolar no cruzamento das ruas Aricanduva e Dr. Camargo.

Já no segundo, um motorista de ônibus, de 40 anos, acabou batendo em uma jovem que conduzia um patinete na contramão. A batida aconteceu na avenida Aricanduva, sentido Getúlio Vargas. O motorista até chegou a parar na faixa, mas acabou acertando a jovem, que caiu no chão. Ela sofreu ferimentos leves e após ser socorrida, foi encaminhada para atendimento médico.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo