Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Tudo pronto para o desfile cívico-militar em comemoração aos 69 anos de Umuarama

A partir das 9h de quarta-feira a avenida Paraná será tomada por 82 blocos

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Tudo pronto para o desfile cívico-militar em comemoração aos 69 anos de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de junho de 2024 às 18h03 - Modificado em 25 de junho de 2024 às 10h12
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Cupom Local
Porto Camargo
Atlanta Pneus

Após um intervalo de quatro anos, o tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de Umuarama volta a ser realizado nesta quarta-feira (26), dia que recorda a data de fundação da cidade. A partir das 9h a avenida Paraná será tomada por 82 blocos que incluem escolas municipais e estaduais, bandas e fanfarras de Umuarama e região, entidades, instituições e órgãos da administração municipal que desenvolvem projetos sociais e esportivos, totalizando quase 4 mil participantes.

Serão 1.610 estudantes – a maioria da Rede Municipal de Ensino, além de escolas da rede estadual e acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar), cerca de 300 componentes de bandas e fanfarras, quase 200 representantes das forças de segurança – atiradores do Tiro de Guerra 05.012, policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros – e 1.530 integrantes de entidades, instituições e projetos sociais e esportivos.

Além disso, também devem descer a avenida cerca de 70 veículos da frota da Prefeitura que foram adquiridos pela administração municipal a partir de 2022, bem como 10 máquinas pesadas incorporadas recentemente à frota.

“Vai ser muito bom ver os alunos das nossas escolas, representantes das polícias, militares e o pessoal das entidades mostrando o seu trabalho para a população. O desfile é uma tradição que precisa ser mantida e valorizada. Tivemos uma pausa por causa da pandemia e depois a Prefeitura ficou um tempo sem realizar o desfile, mas agora reunimos a equipe da Secretaria da Educação e resgatamos essa importante tradição”, destacou o prefeito Celso Pozzobom, convidando a população a prestigiar o evento.

No momento do desfile, o trânsito está bloqueado na avenida Paraná – entre as praças Arthur Thomas e Santos Dumont – para a organização e apresentação dos blocos. Autoridades serão recebidas pelo prefeito Pozzobom em um palanque montado no cruzamento com a rua Governador Ney Braga (ao lado da loja Quero-Quero), onde haverá paradas e exibição da Banda Municipal 26 de Junho.

A Secretaria de Educação coordenou os preparativos com diretores de escolas e representantes de instituições e entidades. “Vamos mostrar serviços que o município presta à sociedade, o trabalho das entidades e a criatividade dos nossos professores e alunos para homenagear Umuarama, com o tema ‘O que fomos, o que somos e o que seremos!’, sugerido pelo prefeito”, afirmou a secretária Mauriza de Lima Menegasso.

CRONOGRAMA

A abertura terá apresentação da Banda 26 de Junho, que comemoração aniversário na mesma data. O desfile se iniciará na Praça Arthur Thomas, com os blocos militares (Tiro de Guerra, Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros e outras corporações), seguidos pelas escolas municipais – cada uma com 60 alunos do 5º ano – e estaduais, intercaladas com várias fanfarras, seguidas pelos grupos das instituições e entidades.

Os últimos blocos serão compostos por veículos da frota da Prefeitura e por cerca de 50 cavaleiros e amazonas da Associação Equestre Cowboys de Umuarama. Além dos participantes locais, o desfile terá alunos de escolas de duas cidades da região – Esperança Nova e Mariluz, com as respectivas fanfarras.

Além da banda, devem se apresentar fanfarras da Escola Tempo Integral e da Guarda Mirim de Umuarama, Fanfarra de Esperança Nova, fanfarra do Colégio Estadual Lourenço Filho (Serra dos Dourados) e da Escola Estadual Santa Eliza, Fanfarra do Clube dos Desbravadores Bandeirantes de Umuarama e a Fanfarra Infantil da Escola Municipal Manoel Ribas (Mariluz). 

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo