Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

População pode assistir palestra sobre direitos e cuidados com a pessoa idosa nesta terça

Evento gratuito será no Centro Cultural e faz parte das comemorações do aniversário de 69 anos de Umuarama

Foto ilustrativa: Flickr
Foto ilustrativa: Flickr
População pode assistir palestra sobre direitos e cuidados com a pessoa idosa nesta terça
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de junho de 2024 às 06h45 - Modificado em 25 de junho de 2024 às 10h12
9 Espetaria
Cupom Local
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) apresenta nesta terça-feira (25) um evento especial em comemoração aos 69 anos de Umuarama: a palestra ‘Direitos e Cuidados – Priorizando a Pessoa Idosa’, uma referência ao Junho Violeta, que é o mês de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. Destaque para a palestra com a geriatra e professora Dra. Carla Dal Ponte e representantes da Associação Cuida Família.

O evento, construído em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, será realizado no teatro do Centro Cultural Vera Schubert a partir das 14h, com entrada gratuita. “Teremos uma tarde inteira de atividades programadas especialmente para idosos, familiares, cuidadores, profissionais de áreas que envolvem os cuidados com a pessoa idosa, estudantes, enfim, todas as pessoas interessadas em participar da luta pelo fim da violência contra o idoso”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi.

Ela acrescenta que o evento foi programado para sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate contra as diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa, bem como estimular que a população denuncie os casos suspeitos. “Um dos alertas da campanha Junho Violeta é que, em grande parte, os casos de violência ocorrem dentro do próprio ambiente familiar, onde a pessoa idosa deveria ser mais bem tratada e protegida”, observa.

O presidente do CMDPI, Franzimar Siqueira de Morais, comemora a participação da Dra. Carla Dal Ponte, uma das maiores especialistas em geriatria de toda a região. “Ela, que é mestre da residência de clínica médica do Hospital Uopeccan e Norospar e responsável pela grade curricular de saúde do idoso do curso de Medicina da Unipar, trará informações importantíssimas sobre o atendimento em saúde mental tanto do paciente idoso quanto de seus familiares”, comenta.

Ele destaca ainda a participação da cuidadora e presidente da Associação Cuida Família, Francis Vidal do Nascimento, que, ao lado do influenciador e cuidador Vitor Augusto Nascimento, vão abordar o tema ‘Cuidar de Quem Cuida’. “O casal fala com propriedade sobre o tema, além de abordar a atenção a pessoas com Alzheimer, entre outros pontos”, indica.

SERVIÇO – PALESTRA ‘DIREITOS E CUIDADOS COM A PESSOA IDOSA – Data: 25/06/2024 (terça-feira) – Horário: 14h – Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert – Entrada: grátis (não é necessário retirar convite antecipadamente) – Informações: (44) 3906-1020.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo