Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Ítalo Fábio Casciola Publisher do OBemdito

Na Capital da Amizade, o Lago Aratimbó é o lugar favorito para o encontro dos amigos

Esse parque ecológico foi construído há mais de 20 anos e hoje é palco de grandes eventos

Foto: Assessoria/Prefeitura de Umuarama
Foto: Assessoria/Prefeitura de Umuarama
Na Capital da Amizade, o Lago Aratimbó é o lugar favorito para o encontro dos amigos
Ítalo Fábio Casciola - OBemdito
Publicado em 26 de junho de 2024 às 06h26 - Modificado em 26 de junho de 2024 às 16h13
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Cupom Local
Gastro Umuarama
9 Espetaria

Indiscutivelmente, o Lago Aratimbó é um dos principais cartões postais de Umuarama. Ele é conhecido nacionalmente, porque ele é roteiro dos turistas que visitam a cidade, bem como de caravanas de residentes fora do Paraná que vem a Umuarama para participar de grandes acontecimentos políticos, comerciais, empresariais e de outras naturezas, e aproveitam os momentos de folga da agenda para visitar esse parque ecológico.

Para os umuaramenses, então, ele está presente na vida de todos pois ali se tornou o ponto preferido para o encontro das famílias e dos amigos nos fins de semana, feriados e de confraternizações de entidades da sociedade local. Gente de todas as idades, principalmente crianças e aposentados, encontram diversas atrações para se distrair e divertir nos belos cenários formados por imensos gramados e árvores. E para colorir essa área encantada da urbe há milhares de flores de diversas espécies que emolduram a grande represa.

Outra atividade que virou tradição são os piqueniques promovidos pelas famílias que começam antes da hora do almoço e duram o dia inteiro… Por falar em comes e bebes há ainda os carrinhos de sorveteiros e vendedores de doces caseiros e salgadinhos que ganham a vida vendendo suas delícias para os frequentadores do lago. Enfim, o Lago Aratimbó é palco da alegria e da socialização para os 120 mil habitantes desta bela Capital da Amizade!

011
Arvores frondosas, gramados imensos e uma paisagem ecológica maravilhosa, enfim, o ponto preferido para os encontros dos amigos na Capital da Amizade – Foto: Escola Adventista

UM JACARÉ, O HABITANTE MAIS FAMOSO DO LAGO!

O Lago Aratimbó tem uma longa história, afinal ele foi inaugurado no dia 31 de dezembro do ano 2.000… E lá se vão quase vinte e cincos anos de existência!

Para registrar tudo que já aconteceu ali naquele amplo espaço de quase 30 mil metros quadrados seria preciso milhares de palavras na extensa narrativa, mas vou tentar resumir esta prosa.

Inicialmente devo lembrar que o lago passou por várias grandes modificações devido ao aumento da urbanização em suas proximidades e também para ser protegido da erosão e do lixo derramado pela comunidade via redes de esgotos. As suas águas são habitadas por vários tipos de peixes juvenis, das espécies lambari, piau e curimba; e constantemente acontecem ações de repovoamento.

Elas também são o habitat de diversos tipos de belas aves como as garças, patos e gansos, que além de embelezar o lago encantam os olhares dos umuaramenses, principalmente aqueles apaixonados pela arte fotográfica. E tem ainda, mas com certa raridade, as capivaras que aparecem (e desaparecem) sem avisar. Nadam por todos os lados dando um verdadeiro espetáculo de veloz natação para as plateias humanas! Além de belas, elas são divertidas, mas ariscas e fazem questão de rodar pelo centro do lago distante das beiradas onde o pessoal está acomodado tomando umas e outras geladas…

438128576 7488920314533482 4249543244934475997 N
São personagens sempre presentes no Lago Aratimbó as garças e os gansos encantam os olhares de quem frequenta o Lago Aratimbó – Foto: Mayara Cristina

Mas, sem dúvidas, o bicho que marcou época foi um robusto jacaré que apareceu no começo da década de 2010. Durante longo tempo ele habitou o Lago Aratimbó, circulando pelas águas ou pelos gramados e se alimentando de peixes. Ele não demonstrava perigo, até havia gente que levava peixes para ele em bacias colocadas à beira da represa. Ele ia lá, calmo e esfomeado, e comia tudo…

Havia momentos em que o jacaré ficava preguiçosamente deitado nas areias de uma prainha que existia num lado do lago. Ele virava um ‘artista’ e todo mundo ia lá para tirar fotos de recordação. Claro, guardando uma certa distância para evitar sustos ou até mesmo ter que sair correndo dele… Mas nunca aconteceu nada com os humanos, afinal ele nem ligava para as câmeras fotográficas.

Mas, numa tarde, ocorreu o que ninguém esperava! Um cachorro pitt bull apareceu por lá e quando viu o jacaré resolveu partir pro ataque. A reação do jacaré foi veloz e violenta: em questão de poucos minutos matou o cão! E rapidamente voltou para as águas e mergulhou profundo indo para bem longe de onde aconteceu a tragédia!

Por conta desse acontecimento decretaram a retirada do jacaré do Lago Aratimbó: A autorização desse ato partiu do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em 19 de fevereiro de 2015, atendendo de denúncia e providências urgentes emitidas pela Prefeitura de Umuarama.

O fim da história do réptil: ele foi encaminhado para um zoológico em Dois Vizinhos, no oeste do Paraná. E nunca mais se falou nisso…

414497530 6993741830718002 9181848420335492062 N
A beleza noturna do Lago Aratimbó – Foto: Mayara Cristina

PALCO DE GRANDES E FESTIVOS EVENTOS…

Pelo seu imenso espaço a céu aberto possibilitando acolher multidões, o Lago Aratimbó foi eleito como o preferido para sediar todo tipo de festividades de grande porte de Umuarama. Principalmente em épocas de calor intenso quando nesse recanto ecológico se podem saborear brisas e temperaturas agradáveis, o que não acontece em recintos fechados como clubes ou ginásios esportivos.

A lista de promoções especiais da cidade é enorme: Festa das Nações, a Expoflor, a Feira de Artesanato, o Arraiá do Lago com danças e comidas típicas e distribuição de pipoca para a criançada. Os shows que já aconteceram ali são incontáveis e dos mais diversos gêneros musicais. Todos com recordes de fãs!

Também houveram exibições de filmes em telões gigantes ao ar livre e shows de palhaços. Também foram sucesso apresentações de grupos de dança e teatro. Enfim, o Aratimbó é uma gigantesca praça da alegria!!!

014
Os piqueniques das famílias umuaramenses são uma tradição dos fins de semana naquele recanto ecológico – Foto: Escola Adventista

PINHEIRO GIGANTE NO NATAL ENCANTADO!

Para dar um colorido especial a esta reportagem é importante lembrar a realização do Natal Encantado, com diversas atrações celebrando essa data em grande estilo. O lago ganha um brilho espetacular com a instalação de um pinheiro monumental, com altura equivalente a um prédio de 10 andares com milhares de lâmpadas coloridas. É tão fascinante que dá pra ver a árvore eletrônica de enormes distâncias! Ele é tão bonito que, depois de aceso, imagens suas ‘navegam’ aos milhares pelas redes sociais divulgando Umuarama em todas as direções do planeta!

E todos os espaços, ao redor do lago, são ocupados por barracas servindo todos os tipos de cardápios gastronômicos. Todas iluminadas com cores vibrantes e com equipamentos sonoros tocando músicas natalinas maravilhosas. Essa festa costuma ir até o raiar do sol no outro dia, com a galera amanhecendo feliz no lugar encantado para o encontro dos amigos! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

009
O Natal Encantado é o maior evento que acontece no Lago Aratimbó! A gigantesca árvore, com milhares de lâmpadas coloridas e uma estrela vermelha, é realmente fantástica!!! – Foto: Prefeitura
347591199 622093856300389 5000345739660181144 N
O Aratimbó se tornou famoso pela presença de aves fantásticas, que proporcionam imagens maravilhosas para os apaixonados pela arte fotográfica – Foto: Mayara Cristina
395431175 6749364735155714 7426616456829639273 N
O moradores do Lago Aratimbó rendem belos registros – Foto: Mayara Cristina
449081402 1478939419429952 7617838721880009087 N 111
Pescarias são passatempo favorito para todos os que vão ao lago para curtir momentos de diversão – Foto: Danilo Martins/OBemdito
012
Funcionários da Prefeitura dão atenção especial aos cuidados com as flores que rodeiam as águas do Lago Aratimbó – Foto: Prefeitura de Umuarama

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo