Foto: Danilo Martins/OBemdito
Duas massas de ar frio vão atingir o Sul do Brasil nesta semana e a segunda será de maior intensidade, finalmente trazendo um período mais prolongado de marcas invernais que é a condição típica desta época do ano. A segunda incursão de ar frio, a mais forte, será responsável por provocar temperatura muito baixa como ainda não se registrou em 2024. As informações são do site MetSul.
O mês de junho, que ao lado de junho é o mais frio da climatologia anual, está sendo caracterizado até agora por temperatura muito acima da média em praticamente todo o Centro-Sul do Brasil. Os desvios de temperatura, especialmente as máximas, são enormes em relação às médias históricas.
Nesta segunda-feira (24), por exemplo, Umuarama registrou 30,9ºC por volta das 14h30, com sensação térmica de 32ºC. No entanto, este cenário está prestes a mudar com a previsão de duas incursões de ar frio no decorrer desta semana e uma possivelmente de forte intensidade mais tarde na semana.
Na terça (25) a previsão do instituto de meteorologia Simepar indica temperaturas variando entre 20ºC e 29ºC. A partir de quarta-feira (26) começa a ficar mais frio, com mínima de 17ºC e máxima de 24ºC. O Simepar informa que no próximo sábado (29) a temperatura pode chegar a 12ºC e no domingo (30) a 8ºC. Já o Climatempo alerta para mínima de 7ºC na segunda-feira (1º/7) e 9ºC na terça (2).
Conforme a meteorologia do Simepar, nesta segunda-feira volta a chover em parte do Paraná neste início de semana, em função do gradual avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil. Nos Campos Gerais, RMC e no litoral as precipitações ocorrem preferencialmente a partir da tarde, enquanto no oeste, sudoeste e no sul as chuvas ocorrem em vários momentos da segunda-feira.
Não se descarta ocorrência de tempestades de forma bem pontual. No noroeste e no norte a chance de chuva é muito baixa, por isso ainda faz bastante calor. As rajadas de vento seguem moderadas, principalmente entre o final da manhã e tarde.
Na terça-feira de tempo instável na “metade sul” do Paraná. Chove em vários momentos do dia, com destaque para as temperaturas, que ficam amenas (com sensação de frio entre o centro e o leste do estado). Há risco de tempestades, mas de forma bem pontual. No noroeste e no norte a possibilidade de chuva é menor, mas não se descarta algumas pancadas de chuva ocasionais e rápidas.
Uma segunda incursão de ar frio e de origem polar, e de forte intensidade, tende a avançar da Argentina e o Uruguai para o Sul do Brasil e será acompanhada por uma frente fria que vai trazer chuva na sexta em diversas regiões gaúchas, notadamente na Metade Norte. Esta massa de ar gelado vai cobrir o estado no próximo fim de semana e atingir outras áreas do Centro-Sul do Brasil.
Como consequência, a temperatura cai acentuadamente no próximo fim de semana no Sul do Brasil e, principalmente, no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina que sofrerão os efeitos maiores desta segunda incursão de ar frio. Dados indicam temperatura muito baixa nas madrugadas do próximo fim de semana, em especial a do domingo que vem, sob ar mais seco e tempo mais aberto com ar seco e gelado de origem polar. Serão as menores mínimas do ano até agora em muitos locais.
O frio persistiria na segunda-feira, primeiro dia de julho, com mínimas muito baixas e de forma mais generalizada no Sul do Brasil, inclusive com marcas abaixo de zero em um grande número de localidades.
Com efeito, as madrugadas do domingo (30) e da segunda-feira (1º/7) podem ter geada em um elevado número de municípios e que seria forte em diversos pontos, deixando as paisagens cobertas de gelo em horas do amanhecer e do começo da manhã. Uma vez que este prognóstico do tempo cobre um período de quase dez dias, a nossa recomendação é ficar atento às atualizações da MetSul Meteorologia ao longo desta semana.
(Reportagem: OBemdito, MetSul e Simepar)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais