Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Temperatura pode cair a 7 graus nos próximos dias em Umuarama

Massas de ar frio em sequência trarão primeiro frio rigoroso do inverno

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Temperatura pode cair a 7 graus nos próximos dias em Umuarama
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 24 de junho de 2024 às 15h47 - Modificado em 24 de junho de 2024 às 19h33
Atlanta Pneus
9 Espetaria
Cupom Local
Gastro Umuarama
Porto Camargo

Duas massas de ar frio vão atingir o Sul do Brasil nesta semana e a segunda será de maior intensidade, finalmente trazendo um período mais prolongado de marcas invernais que é a condição típica desta época do ano. A segunda incursão de ar frio, a mais forte, será responsável por provocar temperatura muito baixa como ainda não se registrou em 2024. As informações são do site MetSul.

O mês de junho, que ao lado de junho é o mais frio da climatologia anual, está sendo caracterizado até agora por temperatura muito acima da média em praticamente todo o Centro-Sul do Brasil. Os desvios de temperatura, especialmente as máximas, são enormes em relação às médias históricas.

Nesta segunda-feira (24), por exemplo, Umuarama registrou 30,9ºC por volta das 14h30, com sensação térmica de 32ºC. No entanto, este cenário está prestes a mudar com a previsão de duas incursões de ar frio no decorrer desta semana e uma possivelmente de forte intensidade mais tarde na semana.

Na terça (25) a previsão do instituto de meteorologia Simepar indica temperaturas variando entre 20ºC e 29ºC. A partir de quarta-feira (26) começa a ficar mais frio, com mínima de 17ºC e máxima de 24ºC. O Simepar informa que no próximo sábado (29) a temperatura pode chegar a 12ºC e no domingo (30) a 8ºC. Já o Climatempo alerta para mínima de 7ºC na segunda-feira (1º/7) e 9ºC na terça (2).

PARANÁ

Conforme a meteorologia do Simepar, nesta segunda-feira volta a chover em parte do Paraná neste início de semana, em função do gradual avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil. Nos Campos Gerais, RMC e no litoral as precipitações ocorrem preferencialmente a partir da tarde, enquanto no oeste, sudoeste e no sul as chuvas ocorrem em vários momentos da segunda-feira.

Não se descarta ocorrência de tempestades de forma bem pontual. No noroeste e no norte a chance de chuva é muito baixa, por isso ainda faz bastante calor. As rajadas de vento seguem moderadas, principalmente entre o final da manhã e tarde.

Na terça-feira de tempo instável na “metade sul” do Paraná. Chove em vários momentos do dia, com destaque para as temperaturas, que ficam amenas (com sensação de frio entre o centro e o leste do estado). Há risco de tempestades, mas de forma bem pontual. No noroeste e no norte a possibilidade de chuva é menor, mas não se descarta algumas pancadas de chuva ocasionais e rápidas.

Captura De Tela 2024 06 24 151659
Imagem: Simepar

FRENTE FRIA

Uma segunda incursão de ar frio e de origem polar, e de forte intensidade, tende a avançar da Argentina e o Uruguai para o Sul do Brasil e será acompanhada por uma frente fria que vai trazer chuva na sexta em diversas regiões gaúchas, notadamente na Metade Norte. Esta massa de ar gelado vai cobrir o estado no próximo fim de semana e atingir outras áreas do Centro-Sul do Brasil.

Como consequência, a temperatura cai acentuadamente no próximo fim de semana no Sul do Brasil e, principalmente, no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina que sofrerão os efeitos maiores desta segunda incursão de ar frio. Dados indicam temperatura muito baixa nas madrugadas do próximo fim de semana, em especial a do domingo que vem, sob ar mais seco e tempo mais aberto com ar seco e gelado de origem polar. Serão as menores mínimas do ano até agora em muitos locais.

O frio persistiria na segunda-feira, primeiro dia de julho, com mínimas muito baixas e de forma mais generalizada no Sul do Brasil, inclusive com marcas abaixo de zero em um grande número de localidades.

Com efeito, as madrugadas do domingo (30) e da segunda-feira (1º/7) podem ter geada em um elevado número de municípios e que seria forte em diversos pontos, deixando as paisagens cobertas de gelo em horas do amanhecer e do começo da manhã. Uma vez que este prognóstico do tempo cobre um período de quase dez dias, a nossa recomendação é ficar atento às atualizações da MetSul Meteorologia ao longo desta semana.

Captura De Tela 2024 06 24 151604
Captura De Tela 2024 06 24 151515
Imagem: Climatempo

(Reportagem: OBemdito, MetSul e Simepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo