Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Sicredi apoia o setor agropecuário com as linhas de crédito no Plano Safra

Os associados contam com soluções para cada etapa da produção, desde o plantio até a comercialização

Foto: Divulgação/Sicredi
Foto: Divulgação/Sicredi
Sicredi apoia o setor agropecuário com as linhas de crédito no Plano Safra
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 21 de junho de 2024 às 21h17 - Modificado em 21 de junho de 2024 às 21h17
Cupom Local
Porto Camargo
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus

O Plano Safra 2024/2025 está chegando e a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP já se prepara para mais um ciclo agrícola, com início em julho. Sempre ao lado dos produtores rurais, a cooperativa oferece um portfólio completo de soluções que os apoiam durante todas as etapas da produção.

“Mesmo antes do lançamento oficial do Plano Safra 2024/2025, a cooperativa conta com uma equipe pronta para atender as demandas dos associados e receber as propostas. Afinal, nada melhor do que contar com o apoio de um parceiro que entende do assunto e que cresce junto com os associados a cada plantio”, explica o diretor executivo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Moacir Niehues.

O diretor acrescentou: “Temos disponível um portfólio completo das linhas com recurso do BNDES para atendimento dos pequenos, médios e grandes produtores. Para saber mais, basta o associado entrar em contato com o gerente da conta ou diretamente em uma das nossas agências”.

Vale lembrar que o Sistema Sicredi é a segunda maior instituição financeira do Brasil em carteira agro, sendo um importante parceiro dos pequenos e médios produtores rurais, que representam mais de 95% dos associados. O Sicredi e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) são parceiros no estímulo ao agronegócio do país, sendo que no ranking de liberações de 2023, a instituição financeira cooperativa foi a principal repassadora de recursos para este setor, com R$ 5,7 bilhões concedidos, aumentando em 37% o volume liberado.

Plano Safra

O Plano Safra é o programa do governo federal que busca apoiar o setor agropecuário oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas. Desde o plantio até a colheita e venda final da produção, o produtor rural enfrenta desafios do agronegócio. É por isso que ter um apoio financeiro possibilita lidar com essas questões com mais segurança e contribui para manter a qualidade e a produtividade das atividades do campo. É aí que se destaca o Plano Safra: uma iniciativa que disponibiliza recursos financeiros para pequenos, médios e grandes produtores, especialmente para agricultores familiares.

Com vigência de julho de um ano até junho do ano seguinte, o Plano Safra está alinhado ao ciclo agrícola e pecuário. Desse modo, o produtor rural recebe apoio durante toda a safra para cobrir custos de insumos, maquinário, mão de obra e outras necessidades

Tipos de crédito rural

Diversas linhas de crédito são disponibilizadas a cada ano safra, podendo ter taxas e regras específicas de acordo com o porte do produtor, tipo de cultura cultivada e tamanho da propriedade, por exemplo. Essas regras são definidas pelo governo federal. No entanto, as linhas de crédito atendem sempre as finalidades do crédito rural. Conheça cada uma delas:

Custeio: linha de crédito para o financiamento de despesas da produção agrícola e pecuária, como insumos, ciclo produtivo de lavoura, vacinas e muito mais.

Comercialização: financiamento de recursos para cobrir as despesas da fase imediata à colheita da produção, permitindo ofertar os produtos nas melhores condições de mercado. Para manutenção familiar, transporte de grãos, armazenagem da safra e muito mais.

Investimento: os recursos são direcionados para investir na infraestrutura do agro, como compra de máquinas, instalação de sistemas de irrigação, sistemas de geração de energia, construção de aviários, pocilgas, açudes e outras melhorias que contribuem com o aumento da produtividade a longo prazo.

Industrialização: por meio desse tipo de financiamento, é possível investir no processamento e na industrialização da matéria-prima, além de ser uma oportunidade para que o produtor rural agregue valor aos produtos e à atividade.

Os associados podem ainda contar com um amplo portfólio de soluções, como seguros (oferecem segurança contra imprevistos e condições climáticas adversas na plantação), energia solar (para investir no futuro enquanto cuida do meio ambiente, a energia solar é a escolha certa para gerar a própria energia, tornar a propriedade autossuficiente e aproveitar todas as vantagens que o sistema fotovoltaico pode oferecer) e investimentos (há opções de investimentos de acordo com cada perfil para expandir o negócio e ter maior competitividade no mercado agrícola).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 104 cooperativas do Sicredi, conta com 35 anos de história, 98 espaços de atendimento e mais de 232 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

(Reportagem: Patricia Monte – Assessora de Comunicação e Marketing)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo