Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Agência Estadual Publisher do OBemdito

Com 180 mil estudantes, 2ª etapa das Olimpíadas de Matemática começa nesta quarta

Na primeira fase, participaram 900 mil estudantes de 397 município do Paraná. As provas seguem até a próxima sexta-feira (19)

Foto: Lucas Fermin/Seed-PR
Foto: Lucas Fermin/Seed-PR
Com 180 mil estudantes, 2ª etapa das Olimpíadas de Matemática começa nesta quarta
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 19 de junho de 2024 às 07h11 - Modificado em 19 de junho de 2024 às 07h11
Porto Camargo
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama

Começa nesta quarta-feira (19) a segunda etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Estão classificados para a competição os 180 mil estudantes que obtiveram os melhores resultados na primeira etapa, realizada no mês de maio. As provas seguem até sexta-feira (19). 

Na primeira fase da Olimpíada, que aconteceu logo após a Prova Paraná, participaram 900 mil estudantes de 397 municípios do Estado. Ela possui quatro fases classificatórias (três online e uma presencial) e oferece aos finalistas medalhas de ouro e um curso de aprofundamento no aprendizado de Matemática, que está previsto para acontecer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Foz do Iguaçu. A imersão capacitará os estudantes a concorrerem nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), em 2025.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, explica que a Olimpíada foi concebida com objetivo de engajar os estudantes no estudo da Matemática. “A OMAP contribui para melhorar a proficiência dos alunos e aperfeiçoar a prática pedagógica, incentivando o interesse e a participação ativa dos estudantes na aplicação prática deste componente curricular”, afirma.

“Em 2023, tivemos 123 alunos da rede competindo em nível nacional. Dada a forte presença do Estado na competição, conseguimos, neste ano, ampliar o número de participantes para o evento em quase 30 novas vagas”, conta Roni Miranda.

Plataforma

Assim como nas demais fases classificatórias, a segunda etapa da OMAP será realizada via Plataforma Quizzis, na próprias escolas onde os estudantes estão matriculados. Para participar, o aluno que foi classificado na primeira etapa deve procurar a direção da escola para encaminhamento à realização dos testes. As provas terão 12 questões, duração de duas horas e classificarão os alunos para a 3ª fase do processo, prevista para os dias 30 e 31 de julho, quando 9 mil alunos deverão concorrer.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo