Fotos: Assessoria PMU
O Conselho Municipal de Saneamento Básico autorizou a destinação de recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental para custear parte da aquisição de um terreno vizinho ao Aterro Sanitário Municipal, visando futura ampliação. Em reunião na segunda-feira (17), os conselheiros aprovaram a liberação de R$ 800 mil e a diferença será paga pelo município.
A Prefeitura de Umuarama está negociando a compra de uma área de 11,6 alqueires de uma propriedade rural às margens da rodovia PR-482 (Umuarama a Maria Helena), exatamente ao lado do local do aterro, avaliada em R$ 2,5 milhões. “As negociações acontecem desde outubro do ano passado, mas recentemente o município e o proprietário chegaram a um acordo, possibilitando fechar o negócio”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
Por meio do decreto 193/2024, o prefeito Celso Pozzobom já declarou o imóvel de utilidade pública, considerando que o município se encontra em franco desenvolvimento e expansão urbana, o que leva à necessidade de se desenvolver projetos que visem ampliar a capacidade de manejo de resíduos sólidos gerados pela população.
O aterro sanitário recebe hoje cerca de 80 toneladas diárias de resíduos volumosos e orgânicos (lixo doméstico) e a cooperativa de catadores de recicláveis consegue produzir entre 15 e 20 toneladas por mês.
“Com um volume tão expressivo, a administração municipal precisa ficar atenta à expectativa de vida de cada célula que recebe os resíduos. Com a célula atual, entregue há poucas semanas, e o terreno para ampliação, o aterro terá espaço para mais 25 a 30 anos de uso”, estimou o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Os próximos passos são a notificação do proprietário e a tramitação no cartório de imóveis. “E agora, com essa nova área, podemos planejar o futuro do aterro. Precisamos de uma célula para deposição do material proveniente da varrição, folhas e galhos secos que não servem para produção de cavacos (compostagem).
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário Waltinho Sucupira agradeceram ao presidente do Conselho de Saneamento Básico, João Carlos Assagra, bem como a toda a diretoria, por reconhecer a importância dessa parceria e aprovar a utilização dos recursos do fundo municipal.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais