Fotos: Assessoria PMU
O Conselho Municipal de Saneamento Básico autorizou a destinação de recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental para custear parte da aquisição de um terreno vizinho ao Aterro Sanitário Municipal, visando futura ampliação. Em reunião na segunda-feira (17), os conselheiros aprovaram a liberação de R$ 800 mil e a diferença será paga pelo município.
A Prefeitura de Umuarama está negociando a compra de uma área de 11,6 alqueires de uma propriedade rural às margens da rodovia PR-482 (Umuarama a Maria Helena), exatamente ao lado do local do aterro, avaliada em R$ 2,5 milhões. “As negociações acontecem desde outubro do ano passado, mas recentemente o município e o proprietário chegaram a um acordo, possibilitando fechar o negócio”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
Por meio do decreto 193/2024, o prefeito Celso Pozzobom já declarou o imóvel de utilidade pública, considerando que o município se encontra em franco desenvolvimento e expansão urbana, o que leva à necessidade de se desenvolver projetos que visem ampliar a capacidade de manejo de resíduos sólidos gerados pela população.
O aterro sanitário recebe hoje cerca de 80 toneladas diárias de resíduos volumosos e orgânicos (lixo doméstico) e a cooperativa de catadores de recicláveis consegue produzir entre 15 e 20 toneladas por mês.
“Com um volume tão expressivo, a administração municipal precisa ficar atenta à expectativa de vida de cada célula que recebe os resíduos. Com a célula atual, entregue há poucas semanas, e o terreno para ampliação, o aterro terá espaço para mais 25 a 30 anos de uso”, estimou o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Os próximos passos são a notificação do proprietário e a tramitação no cartório de imóveis. “E agora, com essa nova área, podemos planejar o futuro do aterro. Precisamos de uma célula para deposição do material proveniente da varrição, folhas e galhos secos que não servem para produção de cavacos (compostagem).
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário Waltinho Sucupira agradeceram ao presidente do Conselho de Saneamento Básico, João Carlos Assagra, bem como a toda a diretoria, por reconhecer a importância dessa parceria e aprovar a utilização dos recursos do fundo municipal.
(Reportagem: Assessoria PMU)
O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…
O empresário Benedito Silva, morreu neste sábado (22), em Maringá. Com uma longa trajetória no meio…
Ação permite cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas
Empresários de Umuarama devem ficar atentos aos novos prazos relacionados ao Simples Nacional e à…
A Justiça de Morretes, no litoral do Paraná, decretou a prisão preventiva do caminhoneiro envolvido…
Uma filhote fêmea de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada na noite de quinta-feira (20), nas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais