Saúde

Especialistas renomados garantem sucesso nas cirurgias bariátricas do Instituto Nossa Senhora

O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) tem realizado cirurgias bariátricas by-pass desde a apresentação de sua nova equipe, composta por renomados profissionais da área médica. Entre os integrantes estão os médicos Wanderlister Duque Tavares, especialista em cirurgia do aparelho digestivo; Bruno Barros, cirurgião geral; e Laércio Araújo Oliveira, também especialista em cirurgia geral. Todos possuem expertise em cirurgia geral e endoscopia digestiva.

Nesta sexta-feira (14), a equipe realizou três cirurgias, totalizando 23 procedimentos concluídos somente em 2024, e existem aproximadamente 120 em processo de liberação. O Insa se dedica incessantemente para aprimorar os processos hospitalares e assim, garantir excelência no atendimento.

“O hospital conta com uma equipe multidisciplinar para dar assistência aos pacientes. Temos realizado cada vez mais cirurgias com pacientes obesos mórbidos, com IMC acima de 50. Esta é uma doença crônica, multifatorial, de difícil controle e que necessita de um centro hospitalar de alta complexidade e uma equipe multidisciplinar ampla. No Insa temos o acompanhamento contínuo da equipe de nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas, cardiologistas, pneumologistas, preparadores físicos e suporte de terapia intensiva”, afirmou doutor Wanderlister.

Wanderlister (foto abaixo) também destacou que alguns pacientes já perderam cerca de 50 quilos e conseguiram retomar suas atividades cotidianas, como pegar um ônibus ou amarrar um tênis, atividades simples para a maioria das pessoas, mas desafiadoras para quem enfrenta obesidade severa.

“Alguns pacientes já estão em remissão de doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, entre outras. Para nós médicos é extremamente gratificante desenvolver este trabalho e devolver qualidade de vida aos pacientes, melhorando os quadros de depressão causados pela obesidade e facilitando a mobilidade dessas pessoas”, acrescentou o profissional.

By-pass

O método by-pass é utilizado para tratar a obesidade mórbida ou grave, além de doenças associadas ao excesso de gordura corporal. As cirurgias by-pass, conhecidas como técnicas mistas, são reconhecidas pela alta satisfação dos pacientes, controle eficaz das doenças associadas e manutenção consistente da perda de peso a longo prazo.

Nesse procedimento, o estômago é reduzido por meio de cortes ou grampeamento, e o intestino é modificado para conectá-lo à parte do estômago que permanece funcional. No Brasil, o método by-pass representa mais de 70% das cirurgias bariátricas e é amplamente adotado pelo SUS. A maioria dos pacientes relata uma boa qualidade de vida após os primeiros meses da operação.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

15 minutos ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

26 minutos ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

45 minutos ago

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

1 hora ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

2 horas ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais