Saúde

Especialistas renomados garantem sucesso nas cirurgias bariátricas do Instituto Nossa Senhora

O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) tem realizado cirurgias bariátricas by-pass desde a apresentação de sua nova equipe, composta por renomados profissionais da área médica. Entre os integrantes estão os médicos Wanderlister Duque Tavares, especialista em cirurgia do aparelho digestivo; Bruno Barros, cirurgião geral; e Laércio Araújo Oliveira, também especialista em cirurgia geral. Todos possuem expertise em cirurgia geral e endoscopia digestiva.

Nesta sexta-feira (14), a equipe realizou três cirurgias, totalizando 23 procedimentos concluídos somente em 2024, e existem aproximadamente 120 em processo de liberação. O Insa se dedica incessantemente para aprimorar os processos hospitalares e assim, garantir excelência no atendimento.

“O hospital conta com uma equipe multidisciplinar para dar assistência aos pacientes. Temos realizado cada vez mais cirurgias com pacientes obesos mórbidos, com IMC acima de 50. Esta é uma doença crônica, multifatorial, de difícil controle e que necessita de um centro hospitalar de alta complexidade e uma equipe multidisciplinar ampla. No Insa temos o acompanhamento contínuo da equipe de nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas, cardiologistas, pneumologistas, preparadores físicos e suporte de terapia intensiva”, afirmou doutor Wanderlister.

Wanderlister (foto abaixo) também destacou que alguns pacientes já perderam cerca de 50 quilos e conseguiram retomar suas atividades cotidianas, como pegar um ônibus ou amarrar um tênis, atividades simples para a maioria das pessoas, mas desafiadoras para quem enfrenta obesidade severa.

“Alguns pacientes já estão em remissão de doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, entre outras. Para nós médicos é extremamente gratificante desenvolver este trabalho e devolver qualidade de vida aos pacientes, melhorando os quadros de depressão causados pela obesidade e facilitando a mobilidade dessas pessoas”, acrescentou o profissional.

By-pass

O método by-pass é utilizado para tratar a obesidade mórbida ou grave, além de doenças associadas ao excesso de gordura corporal. As cirurgias by-pass, conhecidas como técnicas mistas, são reconhecidas pela alta satisfação dos pacientes, controle eficaz das doenças associadas e manutenção consistente da perda de peso a longo prazo.

Nesse procedimento, o estômago é reduzido por meio de cortes ou grampeamento, e o intestino é modificado para conectá-lo à parte do estômago que permanece funcional. No Brasil, o método by-pass representa mais de 70% das cirurgias bariátricas e é amplamente adotado pelo SUS. A maioria dos pacientes relata uma boa qualidade de vida após os primeiros meses da operação.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais