Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Cemitério Municipal é contemplado com mais uma etapa de calçamento em ‘paver’

O serviço começou a ser executado há cerca de 20 dias

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Cemitério Municipal é contemplado com mais uma etapa de calçamento em ‘paver’
Redação - OBemdito
Publicado em 13 de junho de 2024 às 18h08 - Modificado em 13 de junho de 2024 às 18h11
Atlanta Pneus
Cupom Local
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Porto Camargo

Mais uma parte do Cemitério Municipal de Umuarama está recebendo calçamento das áreas internas de circulação dentro das quadras que abrigam as sepulturas. Por meio de licitação, a administração contratou uma empresa para execução 3.378 m² de calçamento em piso intertravado (paver) no espaço entre túmulos de seis quadras de túmulos, com o investimento de R$ 396.199,99.

O prefeito Celso Pozzobom e o diretor-presidente da Acesf, Alexandre Maroto, vistoriaram as obras nesta semana. “O serviço vai melhorar bastante situação do cemitério, garantindo mais segurança e conforto para os visitantes, bem como melhores condições de trabalho para os funcionários e diaristas que fazem a limpeza das sepulturas”, afirmou o prefeito, sem falar na melhor aparência.

O diretor-presidente acrescentou que o calçamento também facilitará a manutenção e os sepultamentos, que são realizados diariamente no cemitério. Em 2021 foram feitos 200 metros de calçamento em paver, em caráter experimental. O resultado levou a uma primeira etapa de serviços em 2022, compreendendo 2.500 m² e agora, com a nova licitação, no total o calçamento deve cobrir cerca de 6 mil m².

“O cemitério municipal é bem extenso. Além dessas duas etapas, teremos pela frente mais 20 mil m² futuramente. O avanço do calçamento vai depender da evolução do orçamento da Acesf e das demandas que surgem no dia a dia, já que as obras são custeadas com recursos próprios da Acesf”, explicou Maroto.

O serviço começou a ser executado há cerca de 20 dias, com a demolição de calçadas irregulares, remoção de entulho e regularização do terreno. Agora a empresa iniciou o assentamento dos blocos de concreto intertravados e finalizará com paisagismo. A expectativa é que a obra está concluída até o período de finados (2 de novembro), quanto o cemitério recebe tradicionalmente o maior volume de visitantes.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, a Acesf também realiza uma obra de reforço estrutural nos muros do lado voltado para a avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, do lado interno, e avança com a obra de ampliação.

“O novo espaço do cemitério já conta com drenagem pluvial implantada, muros, taludes e terraplenagem. O próximo passo é a pavimentação da rua interna e construção das rampas de ligação ao setor antigo, por onde seguirão os cortejos para sepultamentos”, completou o diretor-presidente da Acesf.

Com a ampliação, o cemitério terá espaço para 900 sepulturas em jazigos convencionais e cerca de 600 espaços verticais, nos blocos de gavetários que também serão implantados. O projeto engloba 276 m² de muros, tela de aço galvanizado, pavimentação asfáltica, calçamento em concreto, mais de 1.600 m² de grama esmeralda, área revestida em porcelanato, 30 árvores de médio porte (samambaias), 15 postes de iluminação em LED e quatro bocas de lobo com grades de ferro (‘mata-burro’).

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo