Umuarama

Casa da Paz realiza nesta quinta-feira tradicional venda do bolo de Santo Antônio em Umuarama

A Casa da Paz deu início à tradicional venda do bolo de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro” da fé católica. Este ano a venda terá uma leve alteração: ao invés de encerrar nesta quinta-feira (13) os bolos estarão disponíveis até o domingo (16), coincidindo com a festa realizada pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Cada pedaço do bolo de Santo Antônio custa R$ 5 e pode ser adquirido no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, após as missas, localizado na Avenida Liberdade, 2980, no Jardim Panorama; na sede da Casa da Paz, na Rua Mimosa, 3172; ou no Bazar Permanente da Casa da Paz, na Avenida Rio de Janeiro, 4453.

“Nosso objetivo é manter viva essa tradição tão querida pelos fiéis”, afirmou Silvia Ribeiro Martins, presidente da Casa da Paz, responsável pela produção dos bolos. “Iniciamos a produção no dia 20 de maio com o esforço da equipe e dos voluntários.”

A expectativa é que sejam comercializadas 4 mil unidades neste ano, superando as vendas do ano anterior, que ultrapassaram 3,5 mil. Além disso, mais de 1 mil medalhinhas foram adquiridas para serem colocadas aleatoriamente nos pedaços dos bolos.

Segundo a tradição, o sortudo que encontrar a medalha do rei franciscano será abençoado com um casamento próximo ou alcançará uma graça por intercessão do santo. A origem desta prática remonta ao período em que Santo Antônio viveu.

A história conta que as noivas tinham que pagar dote para a família do noivo, o que tornava as mais humildes menos propensas a conseguir um bom casamento. Santo Antônio, pertencente a uma família abastada, costumava pagar esses dotes o que popularizou ainda mais sua devoção entre os fiéis.

As vendas dos bolos servirão para custear as despesas da Casa da Paz, que é responsável pelo acolhimento e direcionamento de 148 crianças e jovens carentes. A entidade oferece biblioteca, brinquedoteca, refeitório com cozinha, salas de audiovisual, música, karatê e oficinas, além de um campo de futebol com arquibancada e um parquinho com diversas atrações.

As atividades incluem arte e cultura, esporte e lazer, informática, inglês e apoio escolar, tudo de forma gratuita.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

17 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

33 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

53 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais