Inmet alerta para risco de baixa umidade relativa do ar em área que inclui Umuarama
Nesta terça-feira a temperatura na Capital da Amizade era de 31ºC às 14h40
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (11) um alerta amarelo indicando perigo potencial com a baixa umidade relativa do ar. O fenômeno pode ser registrado em uma grande área que abrange nove estados. Umuarama está dentro dessa zona de perigo.
O alerta foi entrou em vigência às 11h e segue até às 19h de hoje. Nas localidades apontadas no mapa abaixo há possibilidade de que a umidade relativa do ar varie entre 20% e 30%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, a umidade relativa em Umuarama era de 40,4% às 14h. Há possibilidade de que esse percentual diminua ao longo da tarde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os valores ideias da umidade relativa para o corpo do ser humano variam entre 40% e 70%.
As instruções do Inmet para enfrentar esse fenômeno são: beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais seca e também evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
CALOR ACIMA DA MÉDIA
Na última segunda-feira (10) o Inmet divulgou um aviso amarelo (que indica perigo potencial) a respeito de uma onda de calor que pode registrar temperaturas até 5ºC acima da média. O alerta também abrange a região de Umuarama.
O aviso entrou em vigência às 9h40 de segunda e segue até às 21h de quarta-feira (12). De acordo com o Inmet, a onda de calor anormal pode trazer riscos leves à saúde da população.
Nesta terça-feira a temperatura em Umuarama era de 31ºC às 14h40. Para quarta a previsão do Simepar indica dia de céu claro, com temperatura mínima de 17ºC e máxima de 29ºC na Capital da Amizade.
Hoje o Paraná segue com tempo estável no Paraná e uma massa de ar seco continua predominando sobre boa parte do Brasil. As temperaturas estão elevadas à tarde, com baixos índices de umidade relativa do ar na maioria dos setores paranaenses.